quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sempre sobra para o técnico

É sempre assim no futebol: quando um a equipe vence, os responsáveis são os jogadores; quando perde, o técnico que é o responsabilizado pelo "feito". E não foi diferente desta vez.

Apesar dos jogadores terem chegado de mansinho, escondidinho, com cara de menino que acaba de quebrar a vidraça com a bola, sabiam que quem ia para a "forca" não seriam eles. É um cacoete do povo brasileiro respeitar os jogadores de futebol, mesmo os envolvidos em crimes. Sobrou mesmo para o técnico. Dunga foi o esculachado da hora, o Iscariotes da moda.

Mas o que agravou o "enforcamento" de Dunga, não foi a derrota no jogo. O ato de insubmissão ao maior patrocinador da CBF, a Rede Globo, que também é a hipnotizadora do povão, a que induz a massa semi-analfabeta a pensar que copa é "ato cívico", é que foi o estopim para a "endemonização" de Dunga. Logo o capitão do Tetra?

Do contrário que muitos pensam, o episódio de "rebeldia" contra a Globo é o verdadeiro motivo para a demissão da equipe técnica. Se o técnico tivesse permitido a gravação da "exclusiva" com os profissionais da "Vênus Platinada", nada disso teria acontecido.

Mesmo que a "seleção" tivesse ganho e conquistasse o (inútil) hexacampeonato, Dunga seria demitido de qualquer maneira, já que ele estava "em maus lençóis" com o principal patrocinador de sua equipe, o que na prática poderia ser entendido como sua "patroa," a patroa da CBF.

Mas para os que sabem das armações da mídia e do poder de manipulação da Rede Globo, principalmente os que não curtem futebol, Dunga saiu dessa como herói, fazendo algo que a maioria esmagadora da população não teve a coragem de fazer (nem naquele dia "anti-Globo", que foi um fiasco, inclusive na minha casa), disse "não!" a uma emissora que se considera dona do país, se considera principal porta voz da cultura do mesmo e também patroa máxima de uma instituição ("seleção") que é tratada como "órgão de estado" pela população ingênua e que na verdade o que tem de "estado" na verdade é muita corrupção por debaixo dos panos. Pois não é só na política que temos corrupção.

Se gritar "pega ladrão", a CBF e até a Rede Globo saem correndo, fugindo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...