quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os "patriotas" de copa vão dormir tranquilos hoje

A "Seleção" Amarelão não conquistou o seu bezerro de ouro, mas pelo menos pôde cancelar a ameaça a sua hegemonia. A tricampeã equipe alemã deu no pé, após perder para a seleção espanhola.

Significa que teremos vencedor inédito nesta copa, já que nem a Holanda nem a Espanha possuem algum título no campeonato. Por um lado, isso é bom, porque varia os vencedores.

Por outro lado é ruim porque vai manter intacto o fanatismo cego do povo brasileiro, que vê no campeonato o mais importante evento cívico de suas vidas. Um dos motivos para a existência deste fanatismo é a (equivocada) consciência de que a "seleção" brasileira é a melhor do mundo. O "futebol-arte" no Brasil acabou em 1986, mas ninguém percebeu issto. Hoje temos o futebol-negócio, caracterizado por muito dinheiro circulando na CBF e nos clubes, estimulando o mercenarismo de jogadores e cartolas.

Resta darmos adeus a Alemanha, que perde de cabeça erguida e já pode ser considerada vitoriosa, não pela conquista do campeonato, mas por mostrar que possuem competência para encarar qualquer campeonato de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...