segunda-feira, 25 de junho de 2018

De repente me deu uma vontade de virar direitista...

Está um nojo ler a mídia alternativa durante a copa. A mídia hegemônica também. Aliás, as duas resolveram falar das mesmas coisas: Futebol, futebol e futebol. Como se a segurança nacional dependesse de uma reles taça de ouro para ser resguardada.

Parece que a mídia alternativa está disputando aos tapas com a mídia corporativa a atenção dos torcedores de futebol. De repente, para a democrática mídia de esquerda, não há democracia no gosto pelo esporte: ou adere ao futebol ou morra sozinho! E seguindo o famoso Espiral do Silêncio, as esquerdas resolveram cair de cabeça, corpo e alma no esporte do direitista Neymar.

Enquanto a mídia estrangeira trata a copa como um assunto corriqueiro, aqui no Brasil, a copa vira um festivo monotema. Não se fala em outra coisa e até em assuntos alheios a copa, as mídias corporativa e alternativa arrumam um jeito de enfiar o futebol. Parece que a vitória dos amarelados ficou mais importante que a recuperação do Brasil. Legal, vamos fazer um alegre festão no meio dos escombros! 

Mas a direita, tudo bem ela gostar de futebol. Futebol tem características que agradam mais a direita, que é claramente interessada em usar as crises sucessivas do Brasil para lucrar financeiramente. Mas a esquerda, normalmente mais intelectualizada e altruísta que a direita, aderir a manada controlada pela direita, aí é uma decepção!

Não que as esquerdas não devessem gostar de futebol. Esquerdistas tem o direito de se divertir como quiser, mesmo da forma mais alienada. Mas tratassem com menos fanatismo, como um lazer qualquer e não como algo que vai tirar o Brasil do atoleiro. Vendo a maneira de como a esquerda está tratando o futebol nesta copa, dá até vontade de virar direitista.

Até porque a direita predomina em fóruns anti-futebol - por motivos bem diferentes dos meus, pois direitistas odeiam pobres e tudo que vem deles, inclusiva futebol, curiosamente o mais meritocrático dos esportes. Claro que é incômodo ter que ouvir xingamentos surreais para a esquerda, ideiais progressistas sendo contestados e defesas de teses esdrúxulas como a meritocracia e do direito dos ricos terem mais do que os outros, além de exaltações a ideologias que excluem tipos de pessoas. 

Mas pelo menos não há as tolices de confundir país com time de futebol e de achar que a vitória em uma copa irá tirar o Brasil da miséria e da crise e encerrar o golpe. Direitistas são burros e os direitistas que detestam o futebol (a maioria dos direitistas adora, bom lembrar), detestam por motivos burros. Mas pelo menos não ficam fazendo apologias surreais a um lazer supérfluo tradicionalmente confundido com dever cívico.

Futebol é lazer e deve ser tratado como tal. O mal não está no futebol e sim na superestimação a ele. Para mim, o futebol é chato de se ver. Só que mais chato ainda é ouvir elogios homéricos ao esporte, chegando a tratar como algo urgente, como se sem futebol os brasileiros morressem.

Sinceramente acho que os sites de esquerda estão perdendo tempo. O golpe foi dado com muita facilidade, pois a esquerda brasileira é fraca, embora pense que não é. Tenho a certeza que esta adesão maciça das esquerdas à copa pode se tornar uma verdadeira cilada que colocará o Brasil (o país, não a "seleção") em maus lençóis a partir de 2019.

Campeões da bola, perdedores na dignidade. Depois da bonança futebolística virá a tempestade política. Quem viver, chorará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...