domingo, 25 de julho de 2010

Fica cada vez mais clara a associação entre a CBF e as Organizações Globo

Os brasileiros que adoram a "seleção", mas desconhecem o que se passa nos bastidores do futebol, sobretudo em relação à intervenção dos "cartolas", acreditou que o treinador Dunga e a sua equipe técnica foi demitida por causa da derrota sofrida no jogo contra a Holanda. nada disso. Se a "seleção" vencesse e trouxesse o caneco, a equipe técnica seria demitida de qualquer maneira, pois o verdadeiro motivo da demissão, embora quase todos prefiram ignorar, foi outro.

Num determinado dia, sem avisar, a equipe de reportagem liderada por Fátima Bernardes, foi até o alojamento da "seleção" para tentar uma entrevista exclusiva com o treinador e sua equipe. Dunga, furioso, negou dizendo que não daria a tal "exclusiva". Bernardes argumentou que "já tinham pedido autorização" a Ricardo Teixeira e que ele "aceitou". Dunga disse que se Teixeira insistisse, pediria demissão ali na hora. Um clima negativo foi criado.

Gente que gosta ou não de futebol, mas se sente incomodada pela hegemonia da Rede Globo, apoiou o técnico. Os torcedores-carneirinhos, daqueles que pensam que tudo é conto-de-fadas ao redor da "seleção", ficaram contra o técnico, uns achando que ele "exagerou" e outros achando que ele "confirmou a sua fama de antipático". Lunáticos ainda disseram que o técnico foi "anti-patriota" ao negar a entrevista a maior rede televisiva do país. Blah, blah, blah...

O episódio, na verdade, para quem sabe que existe corrupção tanto no futebol como nos bastidores das emissoras de televisão, poderia ser contado de outra maneira: uma ordem superior dos irmãos Marinho chega à cúpula da CBF (leia-se Ricardo Teixeira) para que haja uma entrevista exclusiva entre Fátima Bernardes e a equipe de Dunga. Este, teria a obrigação de aceitar a tal entrevista, pois era uma ordem vinda de quem paga todas as suas contas e o seu supérfluo. Ao recusar, desobedeceu ordens superiores, vindas de quem lhe paga o salário.

Com a derrota (talvez proposital, pois os irmãos Marinho e "il capo" Teixeira precisavam de um "motivo" para demitir Dunga, já que demiti-lo em uma vitória, criaria um mal estar com a torcida que garantiu toda a audiência), Dunga aumentou ainda mais a fama de "antipático" (que eu discordo - aliás o episódio só aumentou a minha simpatia pelo ex-jogador, um dos poucos que nunca foi nem é jeca e burro) e chegou a ser ridicularizado pelos programas da emissora como o do Faustão, provavelmente obedecendo ordens superiores.

A clara proibição da menção da existência de pessoas que não curtem futebol na emissora, transformando o culto ao esporte numa "obrigação cívica" de todos os brasileiros, já é um bom sinal para desconfiarmos da associação "xifópaga" entre a Globo e a CBF.

CBF na Globo.com



Hoje eu percebi um detalhe que não havia observado. Numa comunidade do orkut, um cara falou que a Globo.com hospedava o site oficial da CBF. Eu fui ao tal site e não é que é mesmo?

Normalmente a Globo.com costuma hospedar sites que estejam de acordo direta ou indiretamente com as Organizações Globo. No caso deve ser uma ligação muito mais do que direta.

Mas alguém pode questionar: mas a Band ou qualquer rede pode transmitir jogos da "seleção". da mesma forma que o Luan Santana, contratado da Som Livre, gravadora das Organizações Globo, pode fazer suas apresentações no programa do Raul Gil ou do Gugu, que são transmitidos em outras redes. O fato da "seleção" ser contratada da Rede Globo não impede que a mesma seja mencionada ou apareça nas outras emissoras.

Esse fato é uma prova cada vez mais evidente do crescimento do futebol-negócio e que o tal"futebol-arte" tão sonhado pela maioria dos torcedores não passa de um conto de fadas tão fictício que qualquer histórinha contada pelos nossos avós antes de dormir. Como a historinha dos anões de onde foi retirada o apelido do "antipático" senhor.

Cada vez mais futebol se torna sinônimo de dinheiro. Muito dinheiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...