sexta-feira, 11 de junho de 2010

A copa chegou. Temos que nos proteger do fanatismo

Hoje, dia 11 de junho de 2010, começou a tão temida copa do mundo de futebol. Por motivos bastante fúteis, é a época em que o nosso país entra num recesso não-assumido, onde a mídia não consegue falar de outro assunto e onde muitos desocupados, iludidos com as vazias promessas de patriotismo ficitício, saem vestidas com as cores do uniforme da Seleção Amarelão.

A copa de futebol é semelhante ao Natal, quando as crianças imaginam que aquele velhinho vestido uma calorenta roupa de inverno - em pleno verão - vai dar presentes como prêmio por bom comportamento no ano. Na copa é assim. A diferença é que na copa, os adultos também agem da mesma forma. Uma mitologia infantil que acaba por encantar a população tupiniquim - com uma ajudinha da pressão da mídia, é claro.

Por isso os blogs que administro vão tentar ficar fora dessa patriotada, com textos inteligentes questionando, não o futebol, que é uma forma de distração válida e sadia, mas a incoerência resultante do fanatismo que gira em torno desse esporte, colocando-o num contexto muito superior ao que ele realmente pertence.

Proibi a publicação de musas brasileiras no Certinhas do Laranja, para tentar ficar de fora desse ufanismo irracional. Mas elas estão permitdas no Planeta Laranja e no Futebosta, quando o contexto permitir.

Mas textos envolvendo curiosidades e notícias sobre futebol continuarão aparecendo no Futebosta, já que o futebol, sendo o mais popular esporte do país, rende muitas estorias e fatos que merecem ser mencionados.

Afinal o planeta Terra é uma bola. E na época de copa, as pessoas chutam o planeta para escanteio e se dedicam a cultuar outro tipo de bola.

Seja quem for o vencedor desta copa, o nosso país vai voltar a sua velha rotina, os velhos problemas de sempre e a vida de cada um não irá mudar. Depois que o espetáculo acabar, os jogadores estarão bem longe, indo com as suas renas para um lugar bem longe de nossa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...