
A copa de futebol é semelhante ao Natal, quando as crianças imaginam que aquele velhinho vestido uma calorenta roupa de inverno - em pleno verão - vai dar presentes como prêmio por bom comportamento no ano. Na copa é assim. A diferença é que na copa, os adultos também agem da mesma forma. Uma mitologia infantil que acaba por encantar a população tupiniquim - com uma ajudinha da pressão da mídia, é claro.
Por isso os blogs que administro vão tentar ficar fora dessa patriotada, com textos inteligentes questionando, não o futebol, que é uma forma de distração válida e sadia, mas a incoerência resultante do fanatismo que gira em torno desse esporte, colocando-o num contexto muito superior ao que ele realmente pertence.
Proibi a publicação de musas brasileiras no Certinhas do Laranja, para tentar ficar de fora desse ufanismo irracional. Mas elas estão permitdas no Planeta Laranja e no Futebosta, quando o contexto permitir.
Mas textos envolvendo curiosidades e notícias sobre futebol continuarão aparecendo no Futebosta, já que o futebol, sendo o mais popular esporte do país, rende muitas estorias e fatos que merecem ser mencionados.
Afinal o planeta Terra é uma bola. E na época de copa, as pessoas chutam o planeta para escanteio e se dedicam a cultuar outro tipo de bola.
Seja quem for o vencedor desta copa, o nosso país vai voltar a sua velha rotina, os velhos problemas de sempre e a vida de cada um não irá mudar. Depois que o espetáculo acabar, os jogadores estarão bem longe, indo com as suas renas para um lugar bem longe de nossa nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.