segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O que faz alguém gostar de futebol?

Pelas suas características, é impressionante o fato de que um esporte de regras simples, meio sem graça, como o futebol, estimule tanto fanatismo. E o pior, por ser um esporte que no Brasil, é associado as classes populares, é estranho a atração que o mesmo exerce em homens de classes mais abastadas. É como a cerveja, que tem gosto horrível, mas quase todo mundo gosta.

O mais provável motivo da popularidade do futebol é o social. As pessoas aprendem a gostar "ma marra" porque senão vão ficar sozinhas. Praticamente é o único assunto que se ouve falar em uma conversa com vários homens. Mas as mulheres já aderiram, justamente pelo mesmo motivo: medo da solidão.

O brasileiro típico utiliza o lazer não como fonte de prazer, mas como meio de sociabilização. Isso tem muito a ver com instinto de sobrevivência, já que estamos carecas de saber que pessoas com vida social intensa arrumam emprego e namorados/as com muito mais facilidade. Por isso mesmo que modismos sempre dão certo em nosso país, durando pouco ou até mesmo eternamente, como no caso do modismo do futebol.

Mas também tem o lado da catarse. As pessoas ficam agoniadas pela entrada da bola na trave, não pela pontuação em si, mas pela vontade de gritar "gol", explodindo quase como um desabafo. Como se, ao gritar "gol" estivesse na verdade pedindo socorro para seus problemas pessoais ou comemorando algo bom que aconteceu em sua vida. Se bem que todos sabem que depois da vitória de um time, sempre vem festa (brasileiros amam festas) , criando mais um motivo para o fanatismo futebolístico.

O futebol é popular por causa disso. O esporte em si não tem características marcantes para justificar tanta admiração e dedicação. Como é que alguém vai ver algo interessante em alguém como o Neymar? Somente a vontade de seguir a maioria e de "soltar os bichos" pode fazer com que uma gigantesca massa grite para que o ingênuo garoto do povo chute um bendito artefato esférico para uma mera rede, fazendo com que multidões gritem feito loucos praticamente sem saber porquê.

Futebol e cerveja se combinam muito justamente por se parecerem: coisas sem graça que, graças a imensa popularidade (imposta por regras sociais e pela mídia), são bastante adoradas, não por suas supostas qualidades, mas pelo universo fantasioso que é construído ao redor delas.

Quando a sociedade deixar de se escravizar por regras sociais, vai perceber o porquê desse fanatismo e apenas aqueles que gostam de fato (uma minoria, acreditem) continuarão aderindo ao esporte bretão que hipnotiza tanta gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...