sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Maracanã deveria ser implodido

OBS: Vivi durante muito tempo em Salvador. Sei que a capital baiana tem inúmeros problemas e a população tem os seus defeitos graças a má qualidade da educação e da teimosia imposta pelos meios de comunicação, que se acham substitutos das escolas.

Mas quando aparece algo de positivo na capital baiana sempre é bom destacar. Lá, as autoridades tomaram uma decisão mais sábia, demolir a Fonte Nova e construir um estádio supermoderno do zero, inclusive aproveitando o privilégio da vizinhança com o Dique do Tororó, criando assim um invejável complexo de lazer.

Nisso, os cariocas devem estar levando gozação dos baianos, já que com esse armengue, o estádio mais famoso do mundo vai acabar tendo qualidade de campinho de várzea. Talvez o Íbis se consagre campeão no "novo" Maraca.

Maracanã deveria ser implodido

Do Blog Caos carioca

Isso mesmo. Já defendia essa ideia desde o inicio quando foi definido que o mesmo precisaria mais uma vez ser reformado para abrigar a Copa de 2014. O motivo é simples. O Maracanã esta velho, ultrapassado e não há porque eternizar uma estrutura desse porte, neste estado. Mas como é de praxe no nosso pais as discussões sobre tais assuntos passa longe, muito longe, da sociedade. A opção de demolir completamente o Maracanã nunca chegou a ser considerada e hoje temos a constatação de que ignorar essa alternativa vai ter um preço muito alto.

Antes de entrar nos números desta reforma vamos lembrar de uma outra cifra. 250 milhões de reais, esse é o valor gasto na reforma do mesmo estádio para os Jogos Panamericanos em 2007. A nova reforma, poucos anos depois de recém reformado fora estimada para custar 400 milhões de reais, essa estimativa data do final de 2009. Mas esse numero foi crescendo e ate semana passada era estimado em 712 milhões. Quanta diferença. Mas eis que vem a cereja do bolo.

A cobertura das arquibancadas atual esta em estado critico. E a declaração de João Luiz Casagrande, responsável pelas estimativas de ATRASO E CUSTOS ADICIONAIS mostra o tamanho do absurdo: “Não estou surpreso que encontraram sinais de deterioração. Estruturas metálicas e de concreto armado foram projetadas para durar 50 anos. O Maracanã já tem 60 anos. Se for necessário recuperar a cobertura é pouco provável que operários tenham condições de segurança para trabalhar em baixo na construção de novas arquibancadas. Claro que se forem construir uma nova cobertura a obra pode encarecer. Minha estimativa é que possa chegar a R$ 900 milhões ou até R$ 1 bilhão.”

ATENÇÃO: 1.000.000.000,00

Notaram a quantidade de zeros nessa cifra. Mas o buraco ta ainda mais em baixo. Vamos prestar atenção novamente na declaração: “Estruturas metálicas e de concreto armado foram projetadas para durar 50 anos. O Maracanã já tem 60 anos.” Me diga então senhor consultor estrutural, se temos um estadio construído deste material que tem 60 anos, porque não deveríamos demolir o mesmo por completo para construir uma estrutura nova para os próximos 50 anos? Claro que estruturas desse tipo aguentam mais tempo se bem cuidadas, mas qual parte do Maracanã foi bem cuidada nas ultimas 6 décadas?

E para fechar vamos lembrar de uma ultima coisa. O dinheiro para a reforma não sai do bolso de um clube, uma empresa. Sai do seu bolso, pois as reformas são custeadas com dinheiro publico, com IMPOSTOS. 1.250.000.000,00 reais do seu e meu dinheiro gastos na reforma de um estadio de 60 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...