sábado, 8 de janeiro de 2011

Esporte é nocivo

Nossa sociedade costuma associar esporte a bons valores. Muitos aliam a cidadania, outros propõem como solução para inclusão social e - pasmem - uns acham que substitui a educação, pode?

Mas o que os defensores do esporte se esquecem ou fingem esquecer, que as atividades esportivas também estão associadas, na prática a valores bem negativos, coisas que estimulam a desunião entre as pessoas, além de outros danos.

Primeiro, porque o esporte é competitivo por natureza. Competir, para quem não sabe, é tentar tirar do outro um benefício que não está disponível a todos. Isso estimula eo egoísmo e a trapaça, sobretudo através de dopping, que além de ilegal, proporcionando uma vantagem desleal, faz mal a saúde, gerando danos ao organismo.

Segundo, que estimula a imagem do "homem perfeito" criando uma ditadura física que faz com que benefícios só possam ser concedidos a "fortes" e "esbeltos". Se nisso não significa trapaça no esporte, significa trapaça na vida extra-esportiva, já que, sobretudo na vida afetiva e profissional, somente os "deuses gregos" terão direito a bons empregos e parceiros(as) atraentes.

Não sou contra o esporte, mas temos que nos lembrar de que ele não pode ser utilizado como salvação da humanidade, já que duas de suas características são bem nocivas ao desenvolvimento moral e intelectual da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...