quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Esporte estimula o egoísmo

Sendo atividade competitiva, o esporte estimula o desejo de passar a perna no adversário e ganhar um determinado benefício que não é (mas poderia) ser repartido com os outros.

Como é que tanta gente e a mídia ainda vem com a utópica ideia de que "esporte educa" "esporte é cidadania" "esporte forma jovens". Balela!!! Esporte forma competidores. E a maior característica do competidor é o egoísmo. Até porque se ele não fosse egoísta, daria seus prêmios para outras pessoas ou até mesmo para o adversário.

Esses atletas daí da foto não estão chorando por ninguém. Estão chorando por eles mesmos.

Gostaria muito de ver os atletas chorando pelas crianças que passam fome, pelos velhinhos que morrem nos hospitais, pelos trabalhadores demitidos das empresas, das pessoas que morrem por causa da violência, pelos benefícios cancelados por causa dos desvios de verbas, pela má distribuição de renda que faz ricos enriquecerem e pobres empobrecerem, e por toda e qualquer injustiça social que infelizmente, nenhum esporte tem a condição de acabar.

Pelo contrário, até incentiva, através do estímulo à ideologia do poder do forte sobre o mais fraco. Por isso mesmo, os injustos, principalmente os capitalistas adoram competições. Fazem questão de patrocinar e divulgar esportistas para que a citada ideologia do forte poderoso, invencível e "lindo" (a ditadura da perfeição física é outro malefício dessa ideologia) continue prevalecendo.

Somente quem é ignorante acha que uma vitória no esporte beneficia à humanidade. Apenas atletas, equipe técnica, dirigentes e pessoas diretamente envolvidas com as atividades do atleta vencedor é que são beneficiados com isso. A vida de quem nada tem a ver com esporte nunca muda com a vitória de algum atleta ou equipe.

Até quando isso vai acabar? Não sei. Egoístas não costumam dar ouvidos aos outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...