sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Globo x Record: a disputa pelo futebol na TV racha os clubes

OBS: Como proprietária da CBF, e isso é um fato que ninguém quer saber, as Organizações Globo, mega-major de nosso país, sempre teve privilégios na hora de transmitir os jogos e impor essa hegemônica futebolística na goela da população, transformando o gosto pelo futebol numa lei rígida de convívio social, obrigando todos os brasileiros a gostarem do esporte e humilhando os que não conseguem se interessar por ele.

Mas a Record entrando no caminho da Globo, mesmo que o fanatismo futebolístico continue, pelo menos o maior defensor da obrigatoriedade futebolística já não será tão hegemônico quanto a bem sucedida (e anti-democrática) ideologia que lançou.

Globo x Record: a disputa pelo futebol na TV racha os clubes

Blog Vermelho sexta-feira, 21/01/2011 - Extraído do Blog do Capacete



Em agosto de 2010, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) derrubou algumas facilidades da TV Globo para aquisição dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Essa boa notícia abriu possibilidade de que outros canais assumam o torneio — surgiu até a ideia de mudar o horário das partidas.

Com a decisão do Cade, o Clube dos 13 — que representa os principais times — rachou. Os canais interessados devem apresentar suas propostas ao Clube dos 13 no próximo mês, e alguns clubes já ficam ao lado da Record, devido sobretudo à promessa da emissora de injetar mais dinheiro no futebol.

Se conseguir fechar contrato com a CBF, a Record deterá a transmissão exclusiva de uma série de eventos de peso — como os dois Brasileiros, mais os já adquiridos Jogos Pan-Americanos 2011 e Olimpíada 2012. Haveria, assim, uma saudável democratização na transmissão de eventos esportivos.


A outra ala do Clube dos 13, temerosa das consequências de uma mudança dessas, apoia a manutenção do atual contrato, que garante a transmissão do Brasileiro na Globo e na Band. Há desconfiança de que a Record — caso consiga os direitos — não atinja os índices da Globo no mesmo horário.

"A audiência dos jogos da 4ª. feira seria bem menor que a atual. Hoje uma partida durante a semana recebe com aproximadamente 40 pontos de audiência de um pgm da Globo (novela), enquanto o pgm da Record entregaria na média de 10 pontos. Resumindo, 4 vezes menos", diz o documento.

A tese, no entanto, é duvidosa sob muitos aspectos. O público predominante das novelas globais é feminino, ao passo que os homens prevalecem entre espectadores do futebol. Tampouco é verdade que as novelas da 9 na Globo têm média de 40 pontos de audiência. A última delas, Passione, chegou ao fim no dia 13 com apenas 35,1 pontos em média no Ibope. Foi a pior audiência já registrada nesta década pela emissora na chamada “faixa nobre” das 21 horas.

Desde 2005, cada novo folhetim da Globo amarga um recorde negativo de audiência. Foi assim com América (49,4 pontos), Belíssima (48,5), Páginas da Vida (46,8), Paraíso Tropical (42,8), Duas Caras (41,1), A Favorita (39,5),Caminho das Índias (38,8) e Viver a Vida (35,8) — até o recente fiasco dePassione (35,1). Para confirmar a regra, a novela Insensato Coração, em exibição desde segunda-feira (16), registrou no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, minguados 27 pontos.

Os clubes pró-Globo, no entanto, apostam no alarmismo. Insinuam que, caso perca o Brasileirão, a decadente emissora carioca boicotará o torneio e passará a adotar uma programação mais agressiva nas quartas-feiras e aos domingos para roubar audiência — como os filmes blockbusters. Mas quais foram os últimos filmes exibidos na Globo que tiveram mesmo bom ibope? Além disso, por que nem ao menos testar a mudança, antes de desqualificá-la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...