quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Não se iludam com os turistas que virão para assistir aos jogos da copa



Um dos argumentos que os defensores da realização da copa em nosso país sempre dizem é que todo o investimento voltará para o país em forma dos gastos que os turistas farão no país. E isso, ingenuamente, é tratado como uma certeza. Isso é fortalecido pelo desencontro de informações e pela tradicionalmente alienada mentalidade do povo brasileiro.

Outra coisa importante que os brasileiros se esquecem: que tipo de turista vem para assitir aos jogos da copa em nosso país? Se acham que são os mais sofisticados, quebraram a cara. Muito bem quebrada, aliás.

Como a maioria dos brasileiros pensa que o futebol é uma unanimidade em nosso país e acredita que também seja no resto do mundo (exceto EUA, cuja aversão ao futebol, que eles chamam de soccer, é conhecida), somada a delirante ideia de que todo estrangeiro é sofisticado, muitos devem pensar que virão as melhores pessoas do mundo para nosso país. Que ingenuidade...

Tenho uma novidade para essa maioria dos brasileiros: grandes chances de recebermos a escória mundial, a ralé de lá, inclusive de países desenvolvidos (que têm gente troncha também, só que não "mandam" na cultura de seus paises), pois, do contrário que a mídia quer mostrar, futebol normalmente é curtido por gente bronca.

Também é em nosso país, mas os ricaços, além da obrigatoriedade exigida pelas regras sociais, resolveram ter os mesmos gostos de pobres, como forma de paternalismo e ato "politicamente correto", para fingir que gostam deles (melhor fazer as mesmas danças ridicularizantes dos bregas do que dar dinheiro a eles). Para mim, gostar de pobre é dar dignidade, tirando da situação de pobreza, coisa que os ricos ainda se recusam a fazer (a não ser dando esmolas a ONGs). Já falei sobre isso em vários textos em meus blogs. Não esperem redistristribuição de renda com a realização dessa copa inútil em nosso território.

Com a chegada de gente grosseira em nosso país, além de investimentos possivelmente serem bem menores do que se espera, ainda poderemos ter quebradeiras (ao pé-da-letra, seus axezeiros de merda!), que podem gerar danos ao patrimônio público.

Por isso, muita gente esclarecida protestou contra arealização da copa em nosso país. Tenho a quase-certeza de que após a copa, muitas cidades irão a falência, pois, graças a ingenuidade dos organizadores (e a vontade de "lavar" dinheiro, of course) estão tratando uma possibilidade remota como uma certeza.

Eu mesmo fiquei chateado com a escolha. Nenhuma cidade brasileira está preparada para organizar um evento desse porte. E nem vai estar. Nem sei se as melhorias que farão para satisfazer as exigências irão durar muito. O Brasil, como uma gigantesca Cinderela, vai ver os seus lindos BRTs transformados em abóbora, jogadores de futebol transformados em gosmentos sapos e os sonhos dos brasileiros transformados em um pesadelo bem real.

Enquanto isso as comitivas da CBF e da Fifa, fogem com seus sacos de dólares para algum paraíso fiscal, bem longe da mídia e da população brasileira, deslumbrada com o gigantesco Epcot Center que se transformou o país para arealização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...