segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Novos tempos no futebol?

Parece que deu a louca no futebol. Nesta semana, duas coisas inaceitáveis pelos torcedores de futebol acontecem nesta semana: a mudança de cores do Flamengo e a não-transmissão do jogo da "seleção".

A mudança de cores não adiantou muito no caso do Flamengo, já que visto de longe, o uniforme ficou parecido com o do Corinthians, adversário do tal jogo. O branco do time paulista, sob a luz do sol, ficou meio amarelado, confundindo com o amarelo presente no time carioca.

Já a não-transmissão do jogo da "seleção", que é tratada como se fosse o patrimônio maior do país (e não é - talvez esteja entre os menores), pode ter ocorrido por causa do excesso de exposição durante a copa. A Globo deve ter entendido que saturou. Apesar de fingir que não existem pessoas que não curtam futebol e proibir menções a isto em seus programas, parece que a Globo, observando a internet, descobriu que existe sim e são muitos e fez algo para que a sua capacidade de manipulação não fosse descoberta.

Não transmitindo o jogo da "seleção", ela, silenciosamente, tenta desmentir todas as teses que a acusam de ser dona da CBF (é, de fato, mas não quer que os brasileiros saibam) e acusam de participar da manipulação de resultados dos jogos e da indução da torcida, criando associações com o patriotismo para obrigar todos a torcerem pela "seleção".

Parece que o futebol ficou doido de vez. Esperamos que estas loucuras possam tirar o fanatismo do futebol e fazê-lo que ele volte a ser admirado como no início dos tempos, quando foi criado. Futebol não foi feito para ser essa epidemia doentia e muitas vezes nociva que vemos por aí.

Reduzir sua popularidade através de decepções como as causadas por estes dois fatos é um bom meio de devolver as características de atividade lúdica ao futebol, hoje visto como uma obrigação social e cívica, que o força a ser levado a sério demais.

Agora, qual vai ser a próxima heresia cometida no esporte? Usar bola quadrada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...