domingo, 29 de junho de 2014

Tipos de torcedores de futebol

Mesmo sendo uma quase unanimidade, pelo menos em aparência, o futebol não poderia ser curtido da mesma forma em uma sociedade tão diversificada. Mesmo admitindo gostar da modalidade esportiva, cada pessoa procura curtir da forma mais pessoal possível.

Com base nisso e após observar algumas características, classifiquei os tipos de torcedores de acordo com o comportamento que demonstram em relação ao futebol. Vamos aos tipos.

O Torcedor Fiel - é aquele que gosta do futebol sempre, seja em copa, seja fora dela, não chega a ser tão técnico quanto o especialista, mas demonstra uma fidelidade ao prazer do esporte, que se torna o seu hobby preferido. É bastante dedicado e não se limita a modismos. A maior parte da torcida masculina pertence a este tipo.

O Torcedor Especialista - Também fiel, difere do anterior por entender mais da parte técnica do futebol. Conhece os jargões e analisa as jogadas de forma mais detalhista e científica, podendo também ser conhecido como "torcedor intelectual". Conhece os bastidores (mas não tanto quanto o tipo realista, como veremos a seguir), mas não se aprofunda neste aspecto, preferindo se dedicar ao que acontece em campo.

O Torcedor Realista - Outro tipo similar ao fiel, mas concentrado ao que acontece nos bastidores. Conhece as falcatruas que acontecem longe dos olhos do público e muitas vezes luta contra elas, apesar de continuar gostando de futebol. Aliás, é uma das metas desse tipo de torcedor lutar por um futebol mais "limpo", longe da influência de cartolas e patrocinadores. Costumam ser bastante politizados (com escolaridade alta) e normalmente respeitam quem não curte futebol.

O Torcedor Modista - Do contrário do fiel, só gosta de futebol por saber que é um esporte popular. Gosta de imitar o que as multidões fazem. Para este tipo de torcedor, o fato da modalidade esportiva ter um grande número de adeptos é mais importante que o futebol em si. Altamente submisso a mídia e a regras sociais, larga tudo pelo futebol, mas ignorando a parte técnica e ainda mais os bastidores (algo que parece não existir para este tipo de torcedor, se parecendo muito com o tipo alienado neste aspecto). Gosta apenas dos gritos e do clima altamente catártico inerente a ritualística do futebol em nosso país. É neste tipo de torcedor que se encontram a maior parte das mulheres, embora grande parte delas esteja no tipo "Patriota de Copa", que veremos a seguir. Outra característica: o modista costuma ter uma vida social intensa e movimentada em seu cotidiano extra-futebol.

O Patriota de Copa - Tipo de torcedor modista que só interessa pelo esporte em tempos de copa. O nome sugere que este tipo de torcedor trate o evento como um dever cívico. Age como o modista, mas acrescenta a isso a noção errada de que o futebol é importante para o país, chegando a confundir a "seleção" com o próprio território nacional, transferindo os símbolos de amor cívico a exaltação da equipe oficial de futebol. Embora exista gente de ambos os sexos, as mulheres são maioria neste tipo.

O Hooligan - Este tipo de torcedor se caracteriza pelo extremo fanatismo e defende o seu time de forma mais agressiva possível. Leva a sério o aspecto catártico e viril do futebol e não mede esforços para que adversários e alguns simpatizantes sejam espancados, muitas vezes até a morte. Não confundam com agressores que se infiltram nas torcidas só para agredir: diferentes destes, os hooligans usam a paixão pelo futebol como motivação para as suas brigas. Adoram futebol, mas defendem o seu hobby da pior maneira, causando muitas confusões. São comuns em torcidas organizadas.

O Torcedor Troll - Mistura do tipo modista com uma versão muito mais branda do hooligan, este tipo está muito mais interessado em usar o futebol para berrar, tocar cornetas, fazer barulho e usar a catarse para liberar seus instintos. Gosta de futebol, presta atenção dos lances, mas demonstra uma certa ansiedade em se agitar, sem se importar com o sossego alheio. Se divertem ofendendo torcedores de times adversários e quem não curte futebol. É muito comum no Rio de Janeiro e entre adolescentes e crianças crescidas (a partir dos 7 anos) de qualquer parte do país.

O Torcedor Tranquilo - É aquele que não costuma fazer barulho em comemorações, não costuma errar, preferindo outras formas de comemoração. Não gosta do comportamento da maior parte das torcidas, preferindo assistir seu futebol em um lugar tranquilo e silencioso. Geralmente se parece com o tipo especialista, já que o foco dele é o futebol em si e não o clima de festa anexado a ele, lhe dando a oportunidade maior de se dedicar mais a parte técnica da modalidade.

O Torcedor Alienado - Conhecido também como "torcedor religioso" por tratar o futebol como se fosse uma "religião", é o oposto dos tipos realista e especialista: gosta de futebol, mas tem uma perspectiva ingênua em relação a modalidade. É extremamente otimista em relação a honestidade no futebol e prefere acreditar que toda a falcatrua ocorrida nos bastidores seja encarada como mentira, um boato para tirar o prazer do futebol. Acredita cegamente nos seus ídolos (tratados como se continuassem sendo os velhos peladeiros de seus campinhos de várzea) e constrói uma aura de conto de fadas ao redor do futebol, enxergando apenas o lado positivo da modalidade. O nível de fanatismo costuma ser tão extremo que o dos hoolligans, mas com a diferença de que os alienados são pacíficos, avessos a agressividade. É um tipo muito comum nas classes pobres, nas cidades interioranas e em pessoas de baixa escolaridade.

O Torcedor Extra-copa - Raro, mas existente. É aquele torcedor que prefere os campeonatos regionais e nacionais e não costuma cultuar a "seleção". Muitas vezes vê os jogos das copas, mas sem a empolgação que demonstra no futebol de sua região. Prefere torcer para seu time do que para a "seleção", admitindo que os jogadores atuam bem melhor em seus times. Tem uma perspectiva parecida com o do tipo realista em relação ao futebol, mas acha que a corrupção pode ser mais facilmente eliminada no futebol regional, já que para ele, as instituições como FIFA sejam muito mais corruptas que as federações locais. Como os realistas, costumam respeitar quem não curte futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...