
Quando a "seleção" foi derrotada na copa América, um bando de celebridades brasileiras demonstrou indignação pela internet por causa desta derrota. levaram a sério demais.
Futebol é só lazer. A vitória da "seleção" ou de um time não melhora a vida de ninguém além de jogadores, cartolas, equipe técnica e patrocinadores. Os torcedores, por incrível que pareça, são os menos afetados pela vitória ou derrota no futebol.
Futebol, na verdade é um espetáculo como um filme ou peça teatral. Ficção pura. os jogadores são como atores de um espetáculo que termina quando o jogo acaba. Depois disso, a vida volta ao normal.
Ou será que tem gente que vai ficar traumatizada porque o mocinho morreu no final do filme? Ou quando aquele criminoso revelado na peça teatral é justamente o personagem mais simpático da trama? Vai sair bufando reclamando da vida só por causa de um final não esperado de uma obra de ficção.
O mesmo se dá com o futebol. Acabou o jogo, acabou tudo. Volte a vida normal. Futebol é ficção, é mentira, no bom sentido, é ilusão. A entrada da bola em uma trave não vai afetar a sua vida. Não serão os torcedores que guardarão o troféu da vitória em suas casas.
Portanto vamos parar de levar o futebol a sério e reconhecer que tanto vitórias quanto derrotas em um evento esportivo não foram feitas para serem levada a sério.
Senão o Brasil, com seus 5 troféus de campeonatos mundiais seria a maior potência do mundo, com justa distribuição de renda e com pessoas mais instruídas e satisfeitas e sem os problams que enfrentamos diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.