segunda-feira, 19 de abril de 2010

Falta união entre os que não curtem futebol

Eu sempre pensei que era o único que não curtia futebol. Esse esporte que é fartamente divulgado pela mídia, que insiste em ignorar a existência de quem não curte, chagando a transformar o mesmo esporte em "dever cívico", em que até o Presidente da República decreta feriado por causa dele.

Quem não curte futebol é desprezado. Mas quando alguém toma conhecimento da existência de quem não curte, se chateia com isso, já que para quem gosta a sensação de unanimidade do futebol é encarada como tranquilidade, já que para ele, gostar de futebol é gostar da pátria e de quem vive nela.

Com esse raciocínio preconceituoso, quem gosta de futebol acaba enxergando um inimigo em quem não gosta, como se os torcedores fossem gente coitadinha, frágil, sem apoio de ninguém. Mas na verdade são o contrário. Quem gosta de futebol é que deveria estar tranquilo, pois tem o apoio integral e irrestrito de toda a mídia, toda a sociedade e até do governo. Gostar de futebol é uma obrigação honrada em nosso país.

Quem não curte futebol é marginalizado. Para a sociedade é aceitável que você torça, pelo menos par um time impopular (como por exemplo, o Bangu FC, no RJ). Mas não torcer por nenhum time é encarado como ofensa e desrespeito social.

Descobri através do Orkut que não são poucos os que preferem se distanciar do futebol. São até muitos. A comunidade Eu Odeio Futebol tem quase 50.000 integrantes e muitos são do sexo masculino (para o macho, no Brasil, é mais do que obrigatório gostar de futebol). Só que cada um vive isolado e não demonstraram interesse em se reunir.

Puxa, gente, vamos mostrar a sociedade que existimos e que não somos poucos. Temos o direito de não gostarmos de futebol, assim como a maioria dos brasileiros tem o direito de não gostar de beisebol. Não queremos impedir que outros gostem de futebol. Apenas pedimos que respeitem o nosso direito de não gostar.

Vamos nos unir, criar eventos, se divertir juntos. Pois é ano de copa e a mídia, porta voz da elite excludente, vai gritar alto e maciçamente para que todos passem a gostar de futebol. vai ser um carnaval fora de época no qual vai ser difícil fugir, já que todas as antenas de televisão estarão apontadas para a África do Sul, para a grande hipnose coletiva do futebol.

Vamos nos unir e lutarmos pelo nosso direito de não gostar de futebol. Afinal, futebol não é dever cívico coisa nenhuma, é só diversão e diversão não se impõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...