segunda-feira, 26 de abril de 2010

Copa do Mundo de 2014, Evento esportivo ou alienação?

COMENTÁRIO DESTE BLOG: Como é que estados cheios de problemas ainda insistem em se candidatar para realizar uma copa? Não sabem que o dinheiro que irão receber pelo evento é muito inferior ao que irão gastar para realizar o mesmo evento? Aqui está outro texto que catei na internet.

COPA DO MUNDO DE 2014, EVENTO ESPORTIVO OU ALIENAÇÃO?

Por Tomáz Azevedo - sábado, 30 de maio de 2009
Extraído do blog de Tomáz Azevedo.

No momento estamos vislumbrando extasiados, a vinda da copa do mundo de futebol, aqui no Brasil em 2014.No entanto, alguns estados serão sub-sedes já determinados mas, falta alguns serem determinados. Entre esses que faltam, está havendo uma disputa entre Manaus(Amazonas) e Belém(Pará).
É excelente a possibilidade de Belém do pará ser uma sub-sede da copa do mundo de futebol mas, precisamos refletir sobre alguns aspectos, principalmente sobre o dinheiro que será gasto ( 195 milhões, só no complexo do mangueirão e ao todo, entre alguns pseudos beneficios na cidade, mais de 3 bilhões de reais com parcerias com o governo federal e iniciativa privada.
Eu, como paraense nato, não poderia de me furtar em escrever algumas linhas que me faz refletir cada vez mais, como profissional do esporte ( Professor de Educação Física ) e cidadão paraense, sabendo que, o nosso comportamento tem relação direta com o nosso conhecimento, mas vamos à reflexão!

1- Por que o governo estadual faz um investimento desse tipo, enquanto as escolas estão sucateadas, principalmente nas estalações esportivas?.
2- Por que fomentar tanto um desporto que já está demais divulgado? a ponto de crianças e adolescentes só darem preferência para o futebol, nas aulas de Educação Física, em detrimento a outros esportes. País do futebol ou Alienação?
3- Ao lêr-mos um jornal, na coluna de esportes, nos deparamos com cerca de 99% de notícias só de futebol. IBOPE OU ALIENAÇÃO?
4- Nas emissoras de televisão que tansmite programas esportivos com o título de esporte( camuflado), a grande maioria do tempo disponível é para o futebol, em detrimento as várias outras modalidades esportivas . IBOPE OU ALIENAÇÃO?
5- Certo dia uma Mãe deu uma entrevista na televisão, dizendo que preferia ver seu filho ir treinar todo dia, o futebol, do que ir à escola, porque ele (filho) poderia ter um futuro melhor sendo jogador de futebol. INVERSÃO DE VALORES, UTOPIA OU ALIENAÇÃO?
6- Outra entrevista, foi de um senhor, torcedor de um time local( Belém), ao afirmar que várias vezes teve de deixar de comprar comida, para gastar o dinheiro assistindo jogo de futebol. BURRICE OU ALIENAÇÃO?
7 - Hospitais como o OFIR LOIOLA, precisando de aparelhos novos e manutenção para os velhos,para salvar vidas ou amenizar o sofrimento de muitas pessoas que paga imposto e no entanto vão ser gasto neste evento de futebol, estão sucateados.
8- Os professores estaduais em greve a vários dias, brigando por melhoria salarial e condições de trabalho e a governadora alega que não pode conceder mais de 6% de reajuste por causa da crise. QUE CRISE? se ela vai dispor de mais de 3 bilhões para bancar a vinda de uma "QUIMERA" para Belém.
9- A governadora argumenta que haverá benefícios para a cidade com a vinda ( indicação) da copa para Belém. Condição SI NE QUA? QUER DIZER QUE SE NÃO VIER PARA CÁ, A CONFIRMAÇÃO, NÃO HAVERÁ MELHORIAS NA CIDADE?
10- Independente de Belém ser indicada ou não, para ser sub-sede da copa do mundo, o governo tem que fazer melhorias não só na capital mas, em todo o estado, nas áreas da segurança, saúde, saneamento básico, educação, transporte,etc...
11- Os empresários estão também ajudando( investindo), LÓGICO!, ELES NÃO SÃO "NÉSCIOS!." Imaginem o retorno que eles terão? e para o povão que também está investindo( de forma obrigatória) com seus impostos( um dos mais altos do mundo), o retorno é apenas alguns dias ser considerado um agraciado( contemplado), por uma "QUIMERA".
12- A grande maioria do povo que paga imposto, não vai assistir, in loco, nenhum jogo porque não vai ter dinheiro mas, contribuiu com o evento através do seu imposto. HUMILDADE OU ALIENAÇÃO?
13- Vamos ser visitados por algumas moléstias tais como: gripe suina, aids, gripe aviária, pedófilos, etc... ( sem discriminação), além do mais, turismo esportivo casado com turismo sexual.


Precisamos entender que o futebol é uma modalidade esportiva como outra qualquer, com suas peculiaridades, e que a população precisa ter acesso a informação de uma forma ampla sobre os esportes para conhecê-los melhor, tendo oportunidades de participação em projetos de esportes. Com relação as políticas públicas para o esporte, precisamos de pessoas responsáveis que tenham uma visão macro de esporte.

Não quero aqui denegrir a imagem da copa no Brasil mas, é preciso que tenhamos consciência dos impactos sociais negativos, que estão no ostracismo. Temos que ter em mente a noção de relação custo-benefício para a população.

O meu medo é se estas "melhorias" na cidade , vão ser bem feitas e se vai haver desvios de verbas como estamos acostumados a ver na mídia, juntamente com impunidades que assolam o país e principalmente o estado do Pará.

A pergunta que eu faço é: Será que estamos (paraenses) preparados para sediar um evento desta magnitude? vocês recordam do forum social mundial? pois é!

Agora com a palavra, A POPULAÇÃO!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...