sábado, 13 de março de 2010

Confusão entre torcidas termina em morte em São Go-go

Comentário deste blog: Toda vez que acontecer algo que mostre que o fanatismo no futebol está indo às últimas consequências, nosso blog mostrará, com certeza. Afinal, futebol é só lazer e deveria ser fonte de alegria, não fonte de brigas ou de questionamentos "filosóficos" e nem como substituto à má qualidade de vida do povo humilde.

Esse ato de violência é uma prova de que com a Chegada do hooliganismo ao Brasil, mais uma mostra de que brasileiro só copia o que é de ruim dos países ditos "evoluídos". Com licença que está começando mais uma partida de curling.

Pancadaria entre torcedores termina com morte em SG

Por: Alex Melo, em 12/03/2010

Confusão entre as torcidas do Vasco e Flamengo começou no bairro de Neves e terminou no Pronto Socorro de São Gonçalo. Seis acusados foram presos pela polícia

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas, na madrugada de ontem, durante uma briga entre torcidas organizadas de Vasco e Flamengo que começou no bairro de Neves e terminou no Pronto-Socorro de São Gonçalo (PSSG), na Praça Zé Garoto. Seis acusados de participação no conflito foram presos e levados para a 74ª DP (Alcântara). Eles foram indiciados por tentativa de homicídio e se forem condenados podem pegar até 10 anos de prisão. Pouco depois do incidente, uma comunidade do Orkut intitulada Torcida Jovem do Flamengo comemorava o resultado do confronto, exibindo em sua página o placar de 3X0, referindo-se ao morto e aos dois feridos. Outra comunidade da torcida também fazia referência à pancadaria, lembrando que “a ordem do dia é matar”.

Segundo a polícia, o confronto começou quando um grupo de 30 torcedores com camisas da Força Jovem vascaína foi atacado em um ponto de ônibus da Rua Oliveira Botelho, em Neves, perto de um supermercado, após terem saído de uma reunião da torcida, com cerca de 100 integrantes, na Praça do Barreto, em Niterói. Os torcedores vascaínos contaram aos policiais que rivais rubro-negros em três carros, um Gol prata, um Honda Civic verde e outro não identificado, se aproximaram do grupo e efetuaram vários disparos.

Durante o tiroteio, Anderson Ferreira Ribeiro, de 19 anos, foi atingido e levado para o PSSG. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Outros dois baleados também foram encaminhados para a mesma unidade. Um deles, de 21 anos, levou um tiro na canela direita. Ele foi medicado e liberado. O outro, de 32 anos, também foi baleado e continua internado. Seu estado de saúde é estável. O subsecretário de Saúde de São Gonçalo, Daniel da Silva Júnior, negou que o PSSG tenha sido invadido.

Torcedores invadem hospital para espancar rival
De acordo com a polícia, o terceiro ferido, um rapaz de 22 anos, que seria flamenguista, foi atacado por torcedores do Vasco dentro do PSSG. Segundo os policiais, ele havia ido até o pronto-socorro na garupa de uma motocicleta, para “zombar” dos vascaínos que aguardavam notícias sobre os dois colegas feridos. O jovem acabou derrubado da moto pelo grupo e, para tentar escapar das agressões, correu para dentro da unidade, onde acabou alcançado e espancado violentamente.

Policiais do 7º BPM (São Gonçalo) contaram que mais de 20 torcedores do Vasco participaram do linchamento. Cadeiras e outros objetos da unidade teriam sido usados na agressão e acabaram destruídos. O torcedor do Flamengo teve traumatismo facial, foi atendido e liberado no final da tarde de ontem, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde.

Seis acusados de participação nas agressões contra o rapaz foram presos. Eles foram identificados como Guilherme Barreto de Pinho, de 26 anos, conhecido como “Gordinho”; Renato Teixeira, de 19; Kleison Wallace dos Santos Barbosa, 22, o “Pequeno”; João Paulo Leonardo da Costa, 26, o “Sabão”; Wander Jorge Braga Vicente, 23; e Fabrício Porto Sales, de 28 anos.

O caso está sendo investigado pela 72ª DP (Mutuá). O titular da distrital, Adílson Palácio, revelou que vai pedir as imagens do circuito interno de TV do hospital para identificar os outros agressores que fugiram. O delegado deve ouvir testemunhas ainda esta semana para tentar descobrir os autores dos disparos.

PM reforça efetivo nas ruas
O comandante do 7º BPM (São Gonçalo), Roberto Gil Silva, informou que sites de relacionamento através dos quais são marcadas brigas de torcida serão monitorados até este domingo, quando Flamengo e Vasco se enfrentam no Maracanã, onde 200 PMs farão a segurança. “As brigas de torcidas são pano de fundo para marginais que querem enfrentamento. Vários presos tinham passagem pela polícia”, declarou.
O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Ruy Sérgio França, promete reforçar o efetivo nas ruas.
“Estamos atentos para não sermos pegos de surpresa. Temos que dar atenção especial aos locais onde os torcedores se encontram habitualmente, como a estação das Barcas, a Praça do Barreto, e a esquina da Rua Domingues de Sá com a Avenida Roberto Silveira.

Na delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), um policial civil ficou encarregado de concentrar as investigações sobre o caso. “É uma prática comum, entre os integrantes de torcidas rivais esse tipo de comunicação pela internet”, disse a delegada Helen Sardenberg.

Ataque contra rivais é comemorado em placar no Orkut: 3x0
No fim da tarde de ontem, em uma comunidade do site de relacionamentos Orkut, que se intitula como oficial da Torcida Jovem do Flamengo (TJF), um torcedor que se identifica pelo apelido de “Felisberto Jr” comenta em um dos tópicos: “8º pelotão 3x0 na 7ª”, e, em seguida, acrescenta: “Mais uma morte nas costas”.

“Pelotões” e “Famílias” referem-se às regiões de onde pertencem integrantes das torcidas do Flamengo e Vasco, respectivamente. O 8º Pelotão do Flamengo, por exemplo, refere-se ao grupo de torcedores de São Gonçalo, e a 7ª Família, do Vasco, aos integrantes da torcida organizada em Niterói e São Gonçalo. No mesmo tópico “Aqui em São Gonçalo são outros 500”, postado ontem às 17h43min, o mesmo torcedor coloca o link (endereço na internet) de uma notícia sobre a morte do torcedor rival: “Um morto e dois feridos em briga entre torcedores do Vasco e do Flamengo em São Gonçalo”.

Em novembro de 2007, Germano Soares de Souza, de 44 anos, da Torcida Jovem do Flamengo, morreu numa briga com rivais da Força Jovem do Vasco. O caso aconteceu na porta de uma boate na Rua Almirante Barroso, no Centro do Rio, depois que os grupos rivais se encontraram na mesma via.

Extraído de O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...