quinta-feira, 14 de abril de 2011

Blogueiro aproveita assunto para criticar futebol e cerveja

OBS: Blogueiro se indigna com razão com a alienação da sociedade brasileira, que não estava nem aí para a dor da atriz Cissa Guimarães (que considero uma das mais belas e a mais simpática no Brasil). Era época de copa e a população estava mais interessada em por em prática seu "patriotismo" utópico de torcer pelos analfabetos amarelados.

Não sei quando é que o fanatismo por futebol irá sumir. Mas com certeza a mídia tem grande responsabilidade em acabar ou manter essa joça.

Daqui pra frente, nada vai ser diferente

Postado por Antonio Marcos - Blog Testamenta - Julho de 2010

Amigos e leitores perguntaram se não vou falar nada sobre o caso do atropelamento do filho da Cissa Guimarães, o Rafael Mascarenhas. Não queria falar sobre isso, não sei se há mais o que falar sobre isso, o que argumentar, filosofar, criticar, apontar, discutir... É simples: o carioca e, de forma geral, o brasileiro, é mal educado, não respeita as leis, é irresponsável e conta com a impunidade de uma instituição falida, corrupta e totalmente ineficiente. É apenas isso. Não tem sociologia, antropologia ou outra "logia" inútil qualquer - porque eu já estou cheio das ciências humanas que só fazem, e fazem mal, explicar a merda de espécie que nós somos mas não se esforçam para fazer do mundo um lugar melhor e, se fazem, têm que se esforçar bem mais.

Como eu sempre digo, há exceções (meu Deus, chegamos num ponto onde o caráter, a civilidade, a moral e a ética são exceções...), mas se impõe um quadro cultural onde as exceções são impedidas de atuarem! Há bons policiais, eu até acredito, mas eles não tem mais poder volitivo ou legal dentro do sistema que se instaurou do que os cidadãos de bem. O que pode fazer, vamos supor, um cidadão de bem que é parado numa blitz e é extorquido estando com tudo em ordem? Sejamos honestos e realistas: nada! Respondam com sinceridade no silêncio seguro de seus corações: vocês acreditam na polícia? Ou ficam ansiosos e temerosos diante de uma blitz? A crise é moral e geral.

Vivemos num salve-se quem puder total. Isso é fato! Se você se ufana e se aliena com seu futebolzinho e sua cervejinha do final de semana ou do final do expediente, azar o seu! Afogue-se no ópio que você escolheu e continue se desapontando e achando um absurdo quando essas coisas acontecem e continue a ser um fardo para o país. Eu não me desaponto mais nem acho um absurdo, e não é porque eu pratique os mesmos absurdos ou não dê valor à vida - embora diariamente a mídia me force a agir e a pensar assim, já perceberam? - mas sim porque essa é a prática vigente. Já disse uma vez e vou dizer de novo: na mentalidade da bandalha em que vive o povinho desse nosso paisinho, onde ninguém quer deveres mas todos querem direitos, onde faz-se o que se quer porque nada vai acontecer mesmo, outros jovens vão morrer, outros crimes vão acontecer, outros saques aos cofres públicos vão ocorrer, outros desvios de donativos para desabrigados vão fazer-se conhecer, outros motoristas bêbados vão matar inocentes, outros policiais vão coagir cidadãos, outros jogadores de futebol endeusados por gente que vale menos ainda vão se associar ao tráfico, atropelar inocentes, como tem acontecido e como vai continuar a acontecer porque nós somos humanos e essa é a nossa essência, goste você ou não, esconda-se você atrás da Copa ou das Olimpíadas, nós somos assim! Somos, na verdade, piores do que seres humanos, somos brasileiros!

Duvida? Tem orgulho do seu país? Chora quando ouve o hino nacional? Então eu deixo uma sugestão: a partir de hoje faça um clipping de assuntos semelhantes como esse do Rafael e, até o final do ano, quero ver se você vai chorar de novo ouvindo o hino nacional. Se você tiver alguma vergonha na cara, um pingo de decência e senso de cidadania, só se for de raiva, ou de vergonha. E é por isso que eu não queria mais falar sobre esse tipo de coisa, porque a verdade dói, incomoda e envergonha, principalmente, os que chamei, e mesmo assim, mal e porcamente, de exceções! E digo mais, já que comecei: todos nós sabemos que toda a atenção dada a esse caso só está sendo dada porque a vítima foi o filho de uma artista da rede Globo!

É ÓBVIO que isso não diminui a dor da Cissa, é uma dor que talvez as pessoas não tivessem nem o direito de comentar, porque é inimaginável. Mas quantas pessoas morrem todos os dias vítimas de barbáries como essa e outras piores e rigorosamente NADA acontece com os culpados, sequer uma investigação? Dói, não dói? Mas é assim, e todos nós sabemos que é assim, e de vez em quando é bom um dedo em riste no meio da cara, sim! À Cissa, e a todas as pessoas que perderam familiares com balas perdidas, assassinatos, sequestros ou até em filas de hospitais e de fome, minhas condolências, mesmo!

Mas, me desculpem todos vocês, isso vai acontecer de novo, com qualquer um de nós, a qualquer hora, porque não basta apenas estar vivo para morrer, basta estar vivo e viver no Brasil, terrinha sem lei, sem ordem nem progresso, nem caráter nem vergonha na cara, terrinha de sexo, cerveja e futebol. Que haja em toda a terra sexo, cerveja e futebol, e até carnaval, mas não só isso, minha gente, não só isso... Agora podem voltar para suas programações normais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...