quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Futebol não é esporte rock'n'roll

Não sei porque no Brasil ainda tem uma cambada de roqueirinhos alienados que tratam o futebol como esporte radical. Sei que o futebol é o esporte mais popular do país graças a ludibriagem feita pela mídia e pelas regras sociais. mas isso não justifica qualquer fã de rock a criar uma associação entre o gênero e o esporte, por gostar de futebol. Uma pessoa pode gostar de coisas diferentes sem que para isso precise criar uma associação entre elas. Mas criam.

Existem até progamas com nomes de "Rock-Bola", "Rock Gol" e chatérrimas mesas redondas (mais chato que futebol só mesmo debate sobre futebol, daqueles que discutem o sexo da bola como se isso fosse salvar o planeta) em rádios-rock de meia tigela.

Se fosse na Inglaterra, tudo bem, já que rock é ritmo pátrio de lá, mas no Brasil. O que eu admiro é que essa cambada de roqueiros de maia tigela não consegue perceber a incoerência que estão cometendo, pois não sabem que o rock é desprezado e até odiado pela maioria dos jogadores de futebol. Como chamar o futebol de "esporte-rock" se os jogadores não curtem o gênero. É como dizer que hockey no gelo é o "esporte-samba".

Os jogadores de futebol brasileiros em sua maioria, tem origem pobre, e por isso não tem acesso às informações midiática que vem de fora e costumam apenas a gostar daquilo que já chega mastigado em suas mãos. Geralmente gostam de coisas mais populares e que não sejam muito intelectualizadas. Até porque eles trabalham muito mais com a força física, a inteligência acaba sendo utilizada apenas para as táticas no campo ou para decidir como vai gastar o imenso salário que recebem, isso no caso dos grandes clubes, para quem os roqueirinhos-carneirinhos torcem.

Se os roqueiros querem curtir futebol, tudo bem. Mas parem de associar o esporte como se ele fizesse parte da cultura rock. isso pode até ser na Inglaterra, mas na Terra Brasilis, nem pensar.

Podem ir pegando o cavaquinho, o pandeiro e a cuíca e façam um bom sambinha. Porque na verdade o futebol não passa de um "esporte-samba" na melhor das hipóteses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...