terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Copa não vai salvar a África

Os defensores da organização da pataquada futebolística que torra milhões e milhões de dólares, que poderiam muito bem ser utilizados em objetivos mais sérios, argumentam que a organização do evento em um país africano poderá ajudar a melhorar a auto-estima e as condições de vida do continente. Essa gente deve viver num mundo de fantasia.

A copa de futebol mundial, é apenas um evento que poderá trazer lucros só e somente só para os envolvidos, jogadores, comissão técnica, cartolas, donos de estádios, funcionários de estádios, patrocinadores e comerciantes ligados direta ou indiretamente ao evento.

O povo não será beneficiado. Pelo contrário. E do povo que virá boa parte do dinheiro que ajudará a financiar o evento. Tudo bem que muitos torcedores são ricos, mas o povo pobre que mal tem o que comer, iludido pelas campanhas midiáticas, vai fazer um "esforcinho" para não perder o "grande acontecimento" que não ocorre com frequência em sua localidade.

Infelizmente a África sofre nas mãos de maus administradores, que preferem enriquecer e investir em armas do que em infra-estrutura para melhorar a vida da população. Do contrário que muitos pensam, os africanos fazem parte de um gigantesco povo inteligente, criativo, que vive num continente de farta matéria prima e fontes de alimentação, infelizmente exploradas por gente sem senso altruísta, privando a população de uma digna qualidade de vida.

E não será um evento como esse que tará melhorias ao continente. É só um evento de lazer, de diversão, para distrair mesmo. Até para manter o povo alheio ás maracutaias que favorecem o enriquecimento dos governantes de lá.

Quando o apito final do último jogo soar e as portas do estádio começarem a fechar, o encanto acaba, a carruagem vira abóbora e o povo continuará com sua triste rotina de miséria e fome. Enquanto isso a seleção vencedora (usando o "jeitinho brasileiro", a $ele$$ão brasileira ganhará com facilidade), retorna feliz ao seu país, mas sem dar um tostãozinho sequer de seu prêmio aos seus compatriotas. Pois copa não melhora vida de país nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...