domingo, 30 de junho de 2013

Faltou completar o dever cívico!!!

Os protestos ocorridos nas últimas semanas foram um importante marco para a sociedade como um todo. Do nada, os brasileiros resolveram se conscientizar e lutar pelos seus direitos básicos, não um, mas todos. Foi lindo ver multidões gigantescas lutando por um país melhor, como não se via há 45 anos.

Mas tudo isso foi por água abaixo hoje. Como o drogado que não larga seu ópio, o brasileiros retomou o gosto pelo futebol e hoje irá em massa "apoiar" a "seleção" na final da copa das confederações, nome dado ao aperitivo do evento que ocorrerá no ano que vem. 

Ingenuamente acreditando estar completando o dever cívico dos protestos, as pessoas que decidiram dar o seu "apoio" à 11 analfabetos enriquecidos sem estudo, na verdade estão fazendo o contrário. Agem como o aluno que decidiu interromper o seu dever de casa para ir brincar, não completando a tarefa exigida por seu professor na escola.

Seria ótimo se nenhum brasileiro fosse ao Maracanã hoje. Esta forma de protesto seria ainda mais eficiente que os protestos que estavam acontecendo. E seria ao mesmo tempo um protesto sem violência, sem vandalismo, mas com a agressividade necessária para irritar os poderosos que estragam a vida da população com a sua incompetência administrativa e com os atos de corrupção.

Esquecem os brasileiros que ir hoje assistir ao jogo é tudo que as autoridades corruptas querem. Autoridades fazem de tudo para que o fanatismo do futebol, que além de iludir os brasileiros, enriquece financeiramente os já muito ricos poderosos, seja mantido e estimulado. Esquecem os brasileiros que ir ao jogo, num momento como esse, do contrário do que imaginam, é recusar o verdadeiro patriotismo, acreditando que uma forma de lazer irá trazer dignidade ao país.

Isso é a maior prova de infantilidade de nosso povo, algo que precisa ser eliminado de nosso caráter. Futebol é apenas uma diversão e nunca pode ser mais importante do que outras coisas. Ou acham que correndo de um lado para o outro no recreio é que as crianças aprenderão a ser profissionais competentes?

Bola fora da população brasileira, para usar um jargão futebolístico. As autoridades corruptas estão muito felizes hoje, pois com a boa audiência para o jogo, seja nas TVs ligadas ou no Maracanã lotado, o trabalho iniciado pelos protestos foi bruscamente interrompido para que o verdadeiro patriotismo desse lugar ao falso patriotismo, ilusório, infantil e que sempre fez a alegria dos poderosos que nunca se recusam em gastar rios de dinheiro para alimentar essa farsa chamada "patriotismo de chuteiras", algo que deveria ser apenas uma diversão, mas sendo "dever cívico" acaba por cegar a todos.

Infelizmente, perdemos a oportunidade única de irritar de fato as autoridades. Se até ontem fizemos o que eles não queriam, hoje decidirmos satisfazer a vontade dos poderosos, acreditando estar cumprindo um dever. Não tem jeito colocar brincadeira no lugar de assunto sério é uma vocação do brasileiro. Como sinal de  imaturidade, isso irá desaparecer um dia. Pensei que estava desaparecendo. Agora não se sabe quando o tolo fanatismo do futebol irá desaparecer.

Não foi desta vez que o "gigante" acordou. Hoje retoma o seu soninho, sonhando com mais uma inútil "conquista" da "seleção". Que definitivamente não é uma conquista para a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...