quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Os blogueiros progressistas e o futebol - parte 3: futebol integrante do pensamento único

A blogosfera progressista fala bastante do pensamento único que existe de fato nas televisões. Tudo que a gente vê na TV se baseia em um ponto de vista apenas, tradicional e totalmente coerente com o que o dono da emissora pensa e defende.

Mas a mesma blogosfera progressista se esquece que o futebol está incluído neste ponto de vista. Para as emissoras de televisão, não existe brasileiro que não curta futebol. Como se brasileiro e torcedor de futebol fossem sinônimos. Há quem goste de pensar assim.

E como a blogosfera progressista rejeita o pensamento único, se faz comunhão com um dos aspectos desse pensamento único.

Durante a copa de 2010, os blogueiros progressistas nada escreveram em defesa dos que não curtem o famoso esporte. Uns até preferiram ir junto com a violenta correnteza e brincar de que a felicidade maior da nação estava na vitória da "seleção" - que não houve. Vários estavam mais preocupados em jogar o Dunga contra a Rede Globo, como se Dunga fosse um guerreiro socialista.

Vivemos numa democracia. E democracia não significa apenas a vontade da maioria, mas a vontade de TODOS. Aqueles que não curtem futebol, cuja voz baixa de suas reivindicações nunca é ouvida, precisa que alguém defenda o seu direito de se divertir como quiser, sem aderir ao que a imensa massa defende.

A blogosfera progressista tem que reconhecer que o fanatismo futebolístico é de interesse das elites e que nada tem a ver com a redenção da população brasileira, ingênua e ainda refém da mídia. Combater o fanatismo e a obrigatoriedade do futebol é defender a democracia e o direito, garantido por lei, de fazer o que quiser, mesmo que esteja sozinho nessa.

Repetir o discurso da mídia que condena soa contraditório. Melhor conhecermos a nossa diversidade de pensamentos, ao invés de defender um único gosto esportivo como se fosse o nosso maior orgulho.

Vamos "trocar o disco" e parar de defender o monopólio do único esporte que interessa á mídia manipuladora. A blogosfera progressista precisa conhecer aqueles que não escolheram o futebol como sua razão de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...