segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quando os brasileiros irão aprender?

O futebol ainda é muito levado a sério pelos brasileiros, que o veem não como esporte ou forma de lazer, mas como "orgulho nacional" e "razão de viver", chegando a transformá-lo numa obrigação cívico-social que marginaliza quem não se interessa pelo esporte.

A provável origem de fanatismo incontrolável é graças ao - atualmente falso - mito de que somos os melhores do mundo no futebol - e apenas no futebol. Mas isso começa a ruir, com ídolos cada vez mais toscos, resultados manipulados e muito dinheiro e corrupção rolando nos bastidores. Algo que os fanáticos ainda não abriram os olhos para enxergar.

Quando Charles Miller trouxe o futebol para o país, certamente não foi com a intenção de transformá-lo em algo grandioso, algo que pudesse se sobrepor a qualidade de vida da população, desviando atenção e preservando uma letárgica alienação que ajuda a manter problemas e injustiças no lugar onde estão.

O futebol nasceu apenas como forma de diversão, para fazer com que as pessoas deem alguma risada durante 90 minutos e depois cuidar de sua vida. Seria legal que o futebol fosse visto desta forma, pois foi para isso que ele foi criado.

Mas isso não acontece. O futebol ainda é a razão de viver para muitos brasileiros e a mídia ainda explora isso com insistência, para ajudar a vender produtos, a criar gírias e transformar o futebol na carteira de identidade do brasileiro, que sem a auto-estima necessária para orgulhar de si mesmo, usa a fictícia alegria do futebol como motivo para orgulhar e se sentir feliz.

Enquanto o futebol não recuperar a sua vocação de lazer puro e continuar tomando o lugar de coisas realmente importantes para o país, a sociedade brasileira nunca se evoluirá, perpetuando problemas e se mantendo numa baixíssima auto-estima que daqui a alguns anos, nem a vitória de um time conseguira elevar.

Quem acha que futebol, que é de fato um mero lazer, extremamente importante e sério, ainda está preso na infância. Precisa amadurecer urgentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...