sábado, 23 de outubro de 2010

Os 70 anos de Pelé

Dizem que é hoje, outros dizem que foi no dia 21, mas o que sabemos é que hoje se comemora os 70 anos de nascimento daquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Há quem discorde, mas especialistas (estou com eles) dizem que o aniversariante de hoje, Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, é realmente o melhor.

Ele era do tempo do bom futebol, aquele que não era submisso as exigências dos cartolas, não ganhava jogos na mutreta (como é hoje em dia, embora quase todos neguem) e também não transformava jogadores em popstars arrogantes e mercenários, sedentos para viverem a vida de magnatas, ostentando riquezas e cuspindo literalmente no estilo de vida que tinham ao nascer.

Pelé é uma pessoa controversa. O caso sobre a filha reconhecida tardiamente e namoros com belas loiras (sobretudo com a Xuxa, 23 anos mais jovem que ele, no início dos anos 80 - há quem diga que ele financiou o início de carreira dela de apresentadora infantil), despertaram alguma antipatia em algumas pessoas (mas não a mim).

Mas isso não importa. Importa é darmos os parabéns àquele que se esforçou para dar honra e dignidade não só ao futebol, mas a todo esporte brasileiro (diversidade esportiva já!) e torcer por uma volta (acho quase impossível) do futebol ao puro e simples entretenimento, em mercenarismo, sem falcatruas, sem arrogância, sem violência e sem a tola associação com o patriotismo. Patriotismo nada tem a ver com o esporte, criado apenas para fins lúdicos e essa associação burra é a principal responsável pelo fanatismo que gera tantos incômodos na sociedade brasileira, sobretudo em épocas de copas.

Parabéns, Pelé, pelos seus 70 anos. Ou será para o Edson? Parabéns a ambos. Entende?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...