domingo, 5 de maio de 2013

Explicando a obrigatoriedade social do futebol

Para os brasileiros, futebol não é apenas uma forma de diversão. É um tipo de orgulho nacional que gera obrigação cívica e social, se inserindo na etiqueta social e fazendo com que a adesão seja maciça, quase total. 

Mas porque no Brasil uma mera forma de lazer é tratada desta forma, obrigando a quase todo mundo a aderir a essa modalidade esportiva, mesmo sem gostar de fato? Há uma explicação para isso.

O ser humano é um animal social. Depende da coletividade de da organização dessa coletividade para obter os benefícios que garantirão a sobrevivência e a conquista de algumas metas. Todos sabemos que as necessidades básicas são conquistadas com maior facilidade se tivermos maior contato com outras pessoas.

Como cada ser humano é diferente, cada um com sua própria experiência de vida, convencionou-se que teria que surgir uma espécie de ponto de concórdia para que pessoas de diferentes mentalidades pudessem se unir. E para esse ponto de concórdia, o papel foi dado ao futebol.

Desconheço os motivos que levaram a essa escolha, mas a intenção é essa mesmo, criar um ponto de concórdia entre os brasileiros. Tanto é que o campeonato mundial conhecido como "copa do mundo" é tratado no Brasil como se fosse uma grande confraternização entre os brasileiros, tendo a adesão de gente que normalmente passa longe de futebol. Claro que há gente, como eu, que nem em tempos como esse adere ao dito esporte, mas a maior parte prefere isso para intensificar a sociabilização.

Claro que o ideal que não precisássemos de um ponto de concórdia para tornarmos fraternos.Mas como ainda não aprendemos a respeitar o outro de maneira adequada, com altruísmo e aceitação das diferenças, dependemos de artifícios para que incluamos e sejamos incluídos nesta sociedade em aprendizado constante. Quando amadurecermos, não precisaremos mais dessa obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...