quarta-feira, 6 de junho de 2012

Em três distritos espanhóis, o povo prefere touradas a empregos

OBS: Alienação, preguiça e medo de autoridades não são privilégio exclusivo do povo brasileiro. Há, em países desenvolvidos gente que prefere fugir dos problemas do que resolvê-los, priorizando a diversão com aquela desculpa de que é preciso "curtir a vida " e "ser feliz".

Na boa, preferir uma ilusão de poucos minutos sabendo quer a vida está uma porcaria no resto do tempo, significa não valorizar a própria pessoa uma ilusão típica de povo infantilizado e imaturo que ainda tem muito a que aprender.

Tenho absoluta certeza que, se fizerem um referendo parecido no Brasil, o futebol ganharia pelo mesmo motivo. Há quem aplauda a construção de estádios, enquanto hospitais e escolas se encontram no mais absoluto caos.

Touradas vencem criação de emprego em referendos

Folhapress - extraído de A Gazeta do Povo

Moradores de três distritos espanhóis foram às urnas para decidir destinação de verbas; dois deles preferiram as touradas

Com o desemprego no país atingindo 24,44% da população, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), um distrito de Estremadura, na Espanha, teve de optar entre o trabalho e a diversão.

Um referendo foi convocado para decidir se metade do orçamento anual reservado às festas de touradas deveria ser revertido à criação de empregos temporários na região.

Embora o valor não fosse alto, 15 mil euros (aproximadamente R$ 38,5 mil), a situação chamou a atenção por colocar os habitantes dos três pequenos povoados que compõem o distrito (Guijo de Galisteo, Valrío e Batán) em uma saia justa -defender a austeridade ou a farra. Ao referendo compareceram 423 dos 1.764 habitantes locais.

Embora a taxa de desemprego na província de Cáceres, onde se localizam os municípios, seja de 31%, a maioria votou pelas touradas, com 242 apoiadores.
Os três povoados votaram de maneira distinta. Dois, Batán e Valrío, optaram pelo gasto festivo.

"Esse dinheiro não conseguirá criar muitos empregos, então prefiro gastar com os touros", disse um habitante.
O terceiro povoado, Guijo de Galisteo, a sede do distrito, escolheu a divisão do dinheiro para a criação de empregos locais.

"Não precisamos de touradas para aproveitar a 'fiesta', precisamos de dinheiro", disse um morador.
Foi decidido que o orçamento será dividido em três partes: 10 mil euros para a tourada (em Valrío e Batán) e 5 mil para a criação de empregos (em Guijo de Galisteo).

A economia do distrito, segundo seu site oficial, é assentada sobretudo na agricultura e na pecuária. O mesmo site propagandeia o benefício das festas populares: "As noites festivas nos fazem esquecer, por algumas horas, de todos os nossos problemas para aproveitarmos o que temos de mais valioso: Viver".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...