sábado, 25 de junho de 2011

Esse troço de Futebol não chateia, não?

Não sei como a maioria aguenta. por onde andamos vemos futebol por tudo que é lado: nas manchetes dos jornais, nas camisetas de cidadãos, nas rádios e até nas conversas entre amigos. É futebol, futebol e mais futebol. Uma monotonia!

Nada contra quem gosta de futebol. Mas como é que os caras tem saco para aguentar um culto tão maciço? Parece hipnose! O futebol, no Brasil, não é cultuado da maneira como deveria, com tranquilidade. É com histeria mesmo e muita lavagem cerebral da mídia! É isso que chamamos de fanatismo.

Quem ganhou, quem perdeu, quem fez o gol... Isso é muito mais interessante do que qualquer coisa. Mais importante do que resolver os problemas do dia! "Ganho uma merda, mas o importante é que meu time é campeão", dirá algum incauto! Então, se passar fome, peça para o jogador de seu time te sustentar! Come uma bola então!

Esse negócio de futebol vicia a maioria que nem ópio: quanto mais chato e nocivo ele fica, mais a população quer aderir! Um dia alguém vai criar a Associação dos Torcedores de Futebol Anônimos para tentar acabar com o vício!

Futebol é tão hegemônico em nosso país que chega a ser uma monotonia. A presença do esporte em nosso cotidiano lhe tira da sua função original de mero divertimento para algo muito mais superior: a razão de ser do brasileiro.

Os telejornais nem deveriam dar destaque ao futebol. E nem precisa, já que o esporte mais popular do país ocupa qualquer espaço que encontrar pela frente, vago ou não. Se não estiver vago, é só expulsar do lugar. Colocar em telejornais dá um caráter de seriedade e de urgência a algo que deveria ser apenas lúdico e supérfluo.

Mas porque todos aguentam esse maciço culto ao futebol? Ninguém se cansa, não? Eu me canso! É só encontrar alguém falando sobre futebol que saio de perto ou simplesmente me calo.

Mas eu não aguento mais. Torra a paciência! Parece que não existe outro esporte além do futebol! Parece que não existe outra forma de lazer além do futebol! Parece que ninguém tem algo mais importante para fazer do que futebol!

Chega de futebol! Vamos fazer outra coisa! Não sou obrigado a colocar um escudo de um time em minha carteira de identidade. Que se danem os jogadores, pois eles não pagam minhas contas! Talvez se pagassem, eu fosse o primeiro a torcer pelo time deles!

Podem me chamar de anti-social, anti-patriota ou do raio que o parta: eu cansei de ouvir falar em futebol. Tenho muito o que fazer!

Olhar para 11 analfabetos cheios da nota correndo atrás de uma bola para jogá-la dentro de uma rede não melhora a vida de ninguém. Só a dos jogadores.

Não vou resumir a minha felicidade em um mero placar de um jogo. Abandonei minha infância faz muito tempo. Prefiro encarar a realidade e trabalhar para melhorá-la.

Ilusões podem até ajudar a fazer amigos. Mas não enchem barriga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...