segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fanáticos por futebol se irritam com vídeo polêmico

Postei no YouTube um vídeo em que mostra parcialmente a conquista da vaga da Seleção Amarelão para a copa deste ano, com áudio integralmente mantido, mas com imagens de gente sofrida (a maioria da África) sendo colocadas após o primeiro gol.

Muita gente comentou horrorizada, mas sem citar argumentos convincentes. Acharam que o vídeo era de mau gosto e que as imagens refletiram a realidade da África e não a do Brasil. Mas ué, a próxima copa não será na África?

A verdadeira intenção foi coloocar imagens chocantes de gente desnutrida, miserável. A maioria que pude encontrar foi da África. A Seleção Amarelão pode até ser a favorita nesta copa, como é em todas, mas só sediará (imerecidamente) em 2014. O assunto deste ano é a copa da África.

Iludem as pessoas que pensam que a realização desta copa irá melhorar a vida dos africanos. Somente a de quem estiver diretamente envolvido (jogadores, cartolas, equipe técnica). Futebol é apenas lazer e nada traz de relevante para melhorar a vida de qualquer um em qualquer lugar.

Mas paises subdesenvolvidos (páises africanos e o Brasil, por exemplo), com gente mal-informada e carente, que acredita em qualquer mito, realmente toma o futebol como totem absoluto e os jogadores como sacerdotes, prontos a melhorar a vida de quem acredita neles, nem que essa "melhoria" venha na forma de uma entrada de uma bola em uma trave.

Pobres não precisam de circo. Precisam de melhores condições de vida. Futebol é uma ilusão que só irá tirá-los da realidade durante duas horas. Depois volta tudo como estava antes do jogo.

Quem é informado e esclarecido sabe que futebol é um mero esporte, criado para entreter apenas e que não pode ser usado para substituir o verdadeiro motivo de felicidade: vida digna com emprego, boas condições de vida e amigos. Porque só os infelizes acham que o futebol é a sua única alegria.

Precisamos arrumar a casa antes de fazer uma festa. mas preferem fazer a festa antes. E a cada festa, a sujeira aumenta. Quero ver quem vai limpar esta sujeira acumulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...