domingo, 6 de dezembro de 2009

Quem gosta de futebol nunca respeita quem não gosta

Uma das coisas que ouço muito quando reclamo do fanatismo do futebol é que eu tenho que respeitar quem gosta de futebol, que ele merece ser feliz, patati-patatá, etc.

Agora eu pergunto: e quem não gosta, não merece respeito?

Para mim, quem gosta de futebol não precisa de respeito. Não precisa porque ele JÁ TEM. Respeito de toda a mídia, respeito de familiares, de amigos, chefes, etc.. Enfim, de toda a sociedade.

Porque todo torcedor qtem que ser tratado como coitadinho? Até porque nem sei se os torcedores de futebol realmente gostam de futebol. O comportamento de muitos deles (que torcem com a "cara cheia", pois o consumo de cerveja é indispensável nessa ocasião) dá pistas que eles podem estar nessa por obrigação social ("se eu não gostar de futebol eu fico sozinho..."). O Brasil é um país de Marias-vão-com-as-outras, onde gostos, idéias, opiniões da maioria são sempre seguidas cegamente por outra maioria. Modismos se eternizam no Brasil, por causa disto.

Mas de qualquer modo, eu respeito quem gosta de maneira sadia, o que é uma minoria. A maioria prefere torcer de maneira fanática, doente, barulhenta (quem gosta de sossego sofre em dias de jogo muito mais que um torcedor de qualquer time) e imatura. É capaz até de se esquecer da vida por causa de futebol.

Quem merece respeito mesmo é essa turma sofrida da qual faço parte, ridicularizada, embora simpática e social, mas só porque não curte o esporte mais popular do país é tratada como se fosse um bando de marginais, como se quiséssemos acabar com a alegria dos torcedores. Não. Só queremos apenas ser respeitados por simplesmente não curtir esse esporte.

Os torcedores de futebol têm todo o respeito do mundo, o que precisam e o que não precisam. Os não-torcedores, como eu, só pedem um pouquinho de respeito. Só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...