domingo, 22 de novembro de 2009

Só na Europa, não é????

A seleção que representa a França no futebol de campo oficial conseguiu sua vaga para a canonizada copa do mundo, da maneira mais picareta possível. Uma jogada feita com a mão favoreceu um gol que ajudou a classificar a tal seleção para ser incluída no famoso campeonato mundial.

Esse fato ocorreu simultaneamente com as acusações de manipulações de resultados no futebol europeu, sobretudo na Alemanha, para favorecer premiações milionárias de apostadores. Coincidência, não?

Enquanto isso, nós, o povinho brazuca, apesar da fama de trambiqueiros (Segurem suas bolsas! Tem brasileiro no ambiente! - não é o que dizem?), acreditamos que nossos jogadores são anjinhos (meio pornográficos, é claro) e exemplos de seres humanos e que toda essa falcatrua não acontece no futebol brasileiro. Certo? Errado, erradíssimo.

Se alguém que não entende (e não gosta) de futebol como eu, percebeu que aquela vitória em 2002 foi resultado de muita trambicagem, que as jogadas estavam estranhas e as vitórias fáceis demais (a CBF repetiu o que a França fez na copa anterior), imagine quem entende de futebol. É o jeitinho brasileiro entrando em campo para garantir a vitória dos amarelos na copa de 2002. Somente os fanáticos, voluntariamente cegos, é que acharam a vitória de 2002 honesta e merecida.

As jogadas da Seleção Amarelão para conquistar suas vitórias em eliminatórias na copas e garantir a vaga para entrar nesse ufânico campeonato mundial geralmente segue um roteiro fixo e pré-determinado. Seleções adversárias fracas, jogadas frouxas em amistosos ou em jogos menos importantes, e outras coisas que só quem conhece os bastidores do que acontece na CBF pode dizer.

Muito estranho a mesma seleção não conseguir grandes vitórias em outros campeonatos ou até nas olimpíadas. sabem que o interesse mediático nesses eventos é menor e a necessidade de vitória se torna proporcionalmente menor. Será que somos os melhores do mundo? Muito provável que não.

A grandiosidade da Seleção Amarelão é mais um mito intocável nesse país católico que dribla a lógica e o bom senso e que acha que Jesus é Deus, Michael Jackson é Gênio, o sistema de ônibus de Curitiba é perfeito, Zé Mayer é gatinho, "funk" é cultura, Popozudas são exemplo de beleza feminina, Adriano é "o cara", os empresários são todos generosos e por aí vai.

O dia em que largarmos esses e muitos mitos e usarmos a lógica, aceitando apenas a fatos que possam ser comprovados, alcançaremos a maturidade e não seremos facilmente enganados por essa mídia que só pensa em lucrar com nossa ingenuidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...