quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como os paises desenvolvidos torcem para a copa

Os brasileiros pensam que o futebol é uma unanimidade mundial e que os outros povos são tão fanáticos como o nosso. Ledo engano. Alguns países nem cultuam o futebol (como os EUA), outros cultuam moderadamente e outros cultuam bastante, mas sabem realmente o que estão curtindo.

Para os brasileiros, futebol não é um esporte. É um dever cívico. Desde crianças, sobretudo no caso dos machos, brasileiros são estimulados a escolherem um time para torcer. Não faz mal torcer para um time adversário do time do pai. O que importa é torcer para um time. Ficar sem gostar de futebol é que é considerado ofensivo. É algo que a maioria não está disposta a perdoar.

Nos países desenvolvidos, com nível de educação mais evoluído, com índices baixos de manipulação ideológica através da mídia, sendo democracias de verdade, que respeitam a diversidade e gostos e opiniões, o futebol, por mais que estimule fanatismo nessas nações, é visto como um esporte apenas. É uma diversão salutar, que muitos gostam, outros não e que serve apenas para distrair a população, sem a obrigatoriedade que temos em nosso país de parca cultura e parca educação.

Uma verdadeira democracia deve ter espaço para todos os gostos, inclusive para não-gostos. Não se obriga ninguém a se divertir como a maioria. Diversão é fonte de prazer e se ele não dá prazer, não deve ser consumido. Na diversão há a busca do prazer e cada um procura aquilo que lhe dá prazer. Se futebol não dá prazer a alguns, paciência.

Devido ao nível evoluído dos outros países, existe esse respeito. Porque o sistema de educação e a presença dos pais na educação dos filhos (coisa bem precária nos últimos tempos em nosso país - a teimosia troglodita da juventude atual prova isto), torna as pessoas mais responsáveis e capazes de respeitar o próximo.

Nosso país não há o hábito de se respeitar as diferenças. O povo brasileiro é um povo conservador (que pensa que não é), Maria-vai-com-as-outras (só faz o que a maioria faz) e bastante teimoso em suas convicções. Sinal do péssimo preparo que educadores e pais têm para lidar com os jovens, que acabam por se transformar em adultos arrogantes, egoístas e teimosos.

Mesmo a Inglaterra, um dos mais fanáticos em matéria de futebol (todo o direito deles - afinal criaram a modalidade esportiva), há respeito para os que não gostam e há a consciência de que esporte é só diversão.

Lamentável que um país como nosso, que se auto-rotula como "democracia" seja tão anti-democrático quando o assunto é futebol.

O povo brasileiro ainda tem muito a aprender. E como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...