sábado, 19 de junho de 2010

Viver no Brasil é um castigo para quem não compactua com esse fanatismo

Eu gosto de meu país, de maneira moderada e sadia. Reconheço que tem problemas graças a ganância típica de uma país que se assume capitalista.

Mas fico pasmo em perceber que nesta época, em que o mais importante campeonato de futebol acontece, a alienação causa uma fanatismo sem precedentes, capaz de colocar um simples esporte em um contexto muito superior ao que ele pertence.

Nesta época eu tenho vergonha de ser brasileiro, já que a maioria da população adere sem pensar a essa manipulação sócio-midiática da copa, como se a simples conquista de um troféu fosse mudar a vida e o destino dos brasileiros.

Nesta época, quem não compactua com essa hipnose coletiva sofre bastante. O que temos que aguentar:

- Serviços essenciais param por causa de um joguinho.

- Telejornais sérios aderem ao parcialismo e ao show bobo da copa, com direito a várias reportagens fúteis e informações inúteis sobre a "seleção".

- As besteiras que os defensores desse fanatismo dizem para defender o evento, dando a entender que para eles, futebol é a única coisa que consegue alegrar o povo tupiniquim.

- Cornetas e gritarias muitas vezes em horário inapropriado, perturbando o sossego de quem quer aproveitar a folga "forçada" para descansar.

- Tratar produtos ligados a copa como artigos de "primeira necessidade" só porque pensam que estão "ajudando o país com isso.

- A própria ideia de patriotismo, transformando uma coisa fútil como futebol num "dever cívico" enquanto que em ocasiões realmente sérias, os mesmos "patriotas" de copa querem que o país se dane.

Torço para que a seleção brasileira perca os próximos jogos e seja eliminada logo de primeira. Poucos sabem, mas o país só ganha com esta derrota, tentando ensinar a população a não colocar futilidades em primeiro lugar.

O verdadeiro e maior adversário do Brasil é a "seleção" brasileira. Podem estar certos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...