quarta-feira, 2 de junho de 2010

Brasileiro adora futebol mas nem tanto


O futebol feminino, o futebol de salão e o futebol sub-20 não interessam à massa entorpecida pela magia da "seleção oficial" ou pelos coloridos dos times locais.

Brasileiro é fanático por futebol, certo? Certo! Mas como todo fanatismo, esse também tem as suas incoerências.

Para o povo em geral, só interessa a seleção "de Elite", que atualmente é chefiada pelo ex-jogador Dunga, que apesar de ter nome de anão, faz o papel de "Branca de Neve" diante dos 22 "anões" que jogam em seu comando. E também os times oficiais de vários estados. Mas no Brasil, futebol não é só isso.

Temos o futebol feminino, temos o futebol de salão. Também temos outras categorias de futebol de campo, como o sub-20 e o sênior. Temos também o futebol de praia e o fut-vôlei, cruzamento dos dois esportes mais populares do país. E porque não falar do futebol olímpico, que estranhamente ainda não conquistou medalha de ouro, apesar do imbatível (e suspeito) sucesso em copas-do-mundo.

Mas desses ninguém quer saber. O poveco só se interessa pelos Amarelões oficiais e pelos timecos. Qualquer coisa que fuja disso não tem valor para eles.

Às vezes fico pensando se o brasileiro na verdade não gosta de futebol, pois na verdade gosta da festa que existe em torno desse futebol que eles acreditam. Brasileiro tem a tradição de ser Maria-vai-com-as-outras em tantos setores da vida que me leva a crer nisso mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...