terça-feira, 22 de junho de 2010

Todo fanatismo é nocivo, inclusive para o próprio fanático

Um outro tipo de fanáticos está invadindo a caixa de mensagens deste blog. São os seguidores da Renascer (aquela dos bispos presos por causa de dinheiro ilegal), defendendo o jogador Kaká, seguidor e possível herdeiro da administração da Igreja. Os fiéis se auto-rotulam "evangélicos", como se não houvessem outras igrejas evangélicas pelo mundo.

O que esses fanáticos não sabem é que não critiquei em nenhuma vez a religião evangélica. Inclusive tenho muitos amigos evangélicos, sobretudo na Igreja Batista, gente que respeita minha crença e que se lessem os textos que eu escrevi com atenção,concordariam comigo.

O que critiquei foi o seguinte: a religião não conseguiu fazer do Kaká (lembram da "Cotovelada de Dios?") e de sua (in)digníssima esposa (que deu a infeliz declaração de que os pobres passam fome para ajudar o ricaço Kaká - pode?), duas boas pessoas. o comportamento e as declarações de ambos mostram que eles estão poqíssimpo ou nada interessados em fazer deste mundo um mundo melhor. Eles querem usar a religião para se promoverem e para servir de escudo perante as cíticas. Quando Kaká é visto como "boa pessoa" isso é apenas um mito.

O fanatismo religioso é muito parecido com qualquer fanatismo, inclusive no futebol (toda copa nota-se o excessivo fanatismo do povo tupiniquim, guiado pelo pastor-TV, que não consegue ver diferença entre a "seleção" brasileira e o país Brasil). Todo fanático tem quatro características principais:

- Acredita em mitos e nunca verifica se o que ele acredita é verdadeiro ou falso;
- É teimoso: mantem seu pensamento de maneira insistente;
- Não acredita em críticas, mesmo construtivas;
- Seu desejo é que aquilo que ele acredita se torne uma unanimidade, seguido rigorosamente por toda a humanidade.

Se os fanáticos pelo Deus-Kaká se sentem incomodados com este blog, simplesmente peço que evitem de vivitá-lo. Não sou obrigado a respeitar quem não se respeita, que engana os outros fingindo a bondade que não mora no coração.

Eu nunca visitei blogs pró-Kaká para esculhambar. Aliás, não esculhambo ninguém. Apenas critico. E só critico quando alguém erra. Não invento defeitos. Errou, merece puxão de orelha. Aplaudir erro é coisa de cúmplice de criminoso.

Peço que esses fanáticos parem de mandar mensagens. Que eles saibam que elas nunca serão publicadas e que eles arrumem outro jeito de defender seu ídolo. Até serem traídos por este mesmo ídolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...