terça-feira, 13 de setembro de 2011

Futebol é alienação?

OBS: Futebol não deveria ser alienação, mas infelizmente é. O que caracteriza o futebol como instrumento de alienação - o mais poderoso, junto com a religião - é a importância que o mesmo tem no Brasil, sendo colocado num patamar muito acima do nível ao que ele pertence, sendo tratado como símbolo máximo de uma população, ao invés de mero passatempo, o que ele é de fato.

Copa do Mundo e Alienação

John Einstein - extraído de Forum Consciência «Reply #55 on: May 03, 2007, 02:38:00 PM»

Será que o futebol não é alienação? Quanto a copa do mundo, e se no futebol somente existisse a copa do mundo, não teria problema. O que vemos é muito mais que copa do mundo: Logo no começo do ano temos: copa são paulo júnior, depois temos os estaduais, e olha que são nas 27 federações, copa do Brasil, campeonato brasileiro, concomitantemente com libertadores da américa, sul americano, mundial de interclubes, séries a b c d .... que coisa! e durante todo o decorrer do ano.

Nas tvs temos programas que se dizem esportivos, mas - no Brasil só tratam de futebol - uma coisinha e outra falam de outros esportes, talvez do vôlei falem um pouco mais porque é mais um ítem na política do pão e circo, ou seja o vôlei também alegra o povo, que ganha mal, tem péssima assistência médica, escolar, etc... . E mais nas tv's com sinal pago os programas esportivos e a grade de programação é muito futebolizada. Vendem pacotes com o brasileirão, gaúcho, mineiro, etc...

Claro que cada indivíduo tem a liberdade de escolha, mas que escolha? Se os meios de comunicação de massa, como: jornais impressos, tv, rádios, internet tem muito de sua programação voltada para o futebol. É fácil concluir que a maioria das pessoas tenha um gosto "natural" pelo esporte. Também têm o aspecto cultural que a própria indústria cultural se apoderou para mercantilizar tal prática esportiva.

Será que futebol não é alienação?
No minha realidade de Brasil não é bem assim, concluindo se fala muito em futebol e pouco em política e atos para melhorar o Brasil e o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...