
Durante um tempo não teremos postagens. Sabe como é, exercícios físicos às vezes cansam um pouco. Vamos dar aquele aquecimento e voltaremos em breve. Aguardem e continuem torcendo por este blog campeão!
No Brasil - e mais ainda no Rio de Janeiro - o futebol não é visto como mero lazer. Tem a sua importância bastante exagerada. Ganha status de dever, de algo que gera honra para aquele que segue. A supervalorização chega a tal ponto de transformar o futebol, uma mera forma de lazer, como integrante da etiqueta social. Não curtir o futebol é muito mal visto pelos que gostam.
O futebol ainda é muito levado a sério pelos brasileiros, que o veem não como esporte ou forma de lazer, mas como "orgulho nacional" e "razão de viver", chegando a transformá-lo numa obrigação cívico-social que marginaliza quem não se interessa pelo esporte.

Um campeonato recebido com frieza nórdica pelos brasileiros ferve nas casas de Dinamarca, Noruega e Suécia.
Realmente a internet é o meio de comunicação mais democrático que existe. Na rede temos a oportunidade de conhecermos pontos de vista que não aparecem em outros meios, sobretudo na televisão, onde aparece apenas o ponto de vista dos donos.
Você conhece a fauna. Eles berram, pulam, bebem até cair. Para eles, seus times e a seleçoca são as coisas mais importantes do mundo. Apesar de fazerem questão de ter mulher, eles são mais fiéis aos seus times do que a elas, que são colocadas sempre em plano abaixo do futebol. Eles são os... TORCEDORES DE FUTEBOL!!!!
Quando lemos algum texto na mídia sobre algum jogador de futebol, o mesmo é sempre associados a elogios faraônicos, grandiosos, ligados a valores de honra, quando na verdade se trata apenas de um mero divertidor de pessoas. Um entertainer.
A penúltima rodada, que poderia ter decidido o campeão, registrou audiência baixa para a Globo, 20 pontos de média na Grande São Paulo, com Corinthians x Figueirense. A Band alcançou a metade, 10.
Soube ontem que a seleção feminina de futebol tem um novo técnico, Jorge Barcelos. Legal que tive a oportunidade de falar pessoalmente com esse cara, que deu, meses atrás, uma excelente palestra sobre liderança no auditório de meu curso de Técnico Administrativo no SENAC, em Niterói. Outras turmas também estiveram assistindo a palestra, promovida por um professor amigo dele que nos ensinou a disciplina de Organização de Empresas.

No Facebook, postei isso:
Hoje recebi a notícia do falecimento do ex-jogador de futebol Sócrates, por causa de danos causados pelo alcoolismo.
Os praticantes e defensores de qualquer esporte vão ficar bastante revoltados com o título acima, mas quero dizer que se eles estão revoltados é porque não usaram a lógica. Esporte realmente estimula o egoísmo. Sabem como? Através da competitividade.
Hoje em dia só se fala em Neymar. Neymar isso, Neymar aquilo. A mídia encasquetou em transformá-lo em herói, tendo como único motivo algo bem fútil e inútil, puramente lúdico.
A humanidade leva muito o esporte a sério. Mas a sério demais. Algo que foi criado para ser uma mera diversão, ganhou contornos de importância exagerada que desviou de seu foco originalmente lúdico.
Finalmente foi confirmada a permanência do Complexo Esportivo Caio Martins, importante área de lazer da redondeza onde eu moro. Desistiram de demolir e ainda vão melhorá-lo.
Agora que está mais do que confirmada a permanência do Neymar no Santos, fica uma pergunta singela: e os jornalistas que há meses juram que o jogador já estava vendido ao Real Madrid? Quando vão se retratar?
Quando eu morava em Salvador, notei um costume meio chato que existe por lá: se você fala mal da axé-music ou de algum ritmo derivado, você sofre preconceito, é rotulado de antipático e o nativo se sente ofendido, capaz inclusive de tomar atitudes agressivas diante quem assumiu não gostar da música favorita do nativo.
A preservação do ministro do Esporte, Orlando Silva, no cargo, em meio a gravíssimas acusações de corrupção que envolvem também seu antecessor, Agnelo Queiroz, hoje governador do Distrito Federal, representam mais um vexame internacional para os brasileiros.
Neymar mostrou a barriga de tanquinho em ensaio só de cueca boxer para a marca de meias e roupas íntimas Lupo, realizado na quinta-feira, 20, em um estúdio de São Paulo.
Na comunidade do Orkut anti-futebol, muitos membros reclamavam do comportamento dos torcedores, comparando-os com a brutal plateia das lutas de gladiadores da Idade Antiga, o que demostrar que desde séculos e séculos, nada havia mudado. Futebol passou a ser uma diversão de catarse: quem gosta, adere para "soltar demônios", se liberar de instintos reprimidos em outras situações.
No momento em que setores da sociedade discutem a urgência de um novo marco regulatório da mídia, é emblemática a postura da prepotente TV Globo na cobertura dos jogos Pan Americanos, que ocorrem em Guadalajara, México. A emissora, que cochilou e perdeu o direito de exclusividade da transmissão para a TV Record, simplesmente decidiu invisibilizar o torneio. Ela está sabotando o Pan!
Envolvimento do ministro em caso de corrupção chegou a ser comemorado
Em novembro encaro mais uma prova de concurso. E para isso vou ter que me dedicar mais aos estudos e menos aos blogs.