sábado, 24 de maio de 2014

Petistas querem a unanimidade do futebol de volta

Sites que defendem os petistas e o governo estão publicando postagens e mais postagens em apologia à copa e ao futebol. Já era observado nos sites ditos "progressistas" (mas que defendem um Brasil retrógrado) um certo apreço pelo futebol, já que é coerente com o projeto de Brasil medíocre que os petistas querem.

Dois motivos fazem com que os petistas queiram muito que esta copa ocorra: primeiro, dá oportunidade de visibilidade para os petistas, ou seja, fazer algo visível para que os governantes do partido tenham mais fama e poder através de um evento que todos possam perceber a sua ocorrência. Segundo, futebol é esporte de pobre e é muito mais fácil agradar a pobretada com um "show de bola" do que distribuir renda e tirá-los de uma condição que deveria ser provisória. Enganar a população carente com espetáculos de luz e cores é mais fácil e muito mais sedutor.

Mas mesmo sem copa, noto um excessivo proselitismo pró-futebol por parte dos petistas e simpatizantes. É triste saber que nem mesmo um partido que se diz "progressista" está disposto a romper com o monopólio de lazer que o futebol representa, o que sugere que no setor de lazer esportivo, a democracia ainda não chegou para nós. 

Democracia? Aonde? Pessoas que assumem não curtir futebol se sentem mais abandonadas nesta época do ano, pois autoridades, publicitários e grandes empresários sempre preferiram acreditar que brasileiros e torcedores são sinônimos. O resto que se vire para se divertir.

Monopolizar o futebol nada tem de progresso. Muito pelo contrário, representa um retrocesso inquestionável. Mas aí vão dizer: "mas o futebol nos simboliza", "o futebol é a nossa identidade". O samba também é a nossa identidade e não vejo monopólio do samba no meio musical. Porque o futebol tem que ser monopolizado?

Claro que agora, os petistas vão defender esta copa até o fim. Eles estão puxando a brasa para a sua sardinha, já que eles são os anfitriões. E vão também defender a unanimidade do futebol, já que eles querem que TODO MUNDO VÁ. Até porque, mais gente, mais dinheiro e mais visibilidade.

Só que os petistas estão colocando suas cabeças na guilhotina ao se proporem priorizar uma forma de lazer, lançando mão de um festival de mentiras para justificar a sua realização. Resta saber que tipo de país teremos após o encerramento desta copa. Mesmo que a "seleção" ganhe o campeonato (para a alegria de petistas e de alienados), com absoluta certeza sabemos que Brasil, o país, vai perder feio diante dos outros países. 

A realidade é sempre mais feia, cruel e dolorosa que a fantasia. Quem viver, chorará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...