sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Renê Simões diz que Neymar é mal educado e pode "virar monstro"

O técnico René Simões falou em entrevista que o jogador Neymar é o rapaz mais mal-educado que já vu na vida e disse que se nada for feito para educá-lo, ele pode virar um monstro. Dificil não concordar com técnico do Atlético de Goiás.

Neymar dá sinais de que é uma "tábula rasa". vazio de caráter e personalidade. O típico popularesco. Mas a sua boçalidade não é por culpa sua e nem sua exclusividade. A maioria dos jovens, pobres (e muitos ricos também, bom que se diga) não foi suficientemente preparada por uma sociedade formada por pais negligentes (querem fazer filho, criar e educar que é bom, nada) e escolas com professores desmotivados e com péssimo currículo escolar, exclusivamente direcionado à vida profissional dos jovens, além de "educados" por uma mídia manipuladora e "amigos" que defendem valores morais e intelectuais duvidosos.

O jogador do Santos é o retrato fiel da juventude brasileira. Se ele é criticado, as críticas devem ser extendidas a juventude em geral, submissa a mídia e a (equivocadas) regras sociais, sem freios e sem noção do que realmente é correto ou não, além de ter dificuldade de raciocínio pleno e má compreensão das informações que lhe chegam (isto quando recebem informações).

O que me espanta é que um garoto sem preparo como esse jogador é tratado como um "deus" pela sociedade, como se fosse um herói, um homem pronto e disposto a acabar com as injustiças sociais. balela! O que ele faz é confirmar estas injustiças, ganhando um salário exorbitante demais para a sua falta de cultura e de escolaridade (que não são a mesma coisa) e adorado e seguido como exemplo sem ter uma virtude marcante, além do fato de fazer muitos gols pelo seu time (que diga-se de passagem, não é virtude nenhuma, já que é um mero ato lúdico, sem importância para a melhoria de qualidade de vida da população).

Mas infelizmente, não tem jeito. Não canso de ouvir frases do tipo "deixa o cara ser feliz". Feliz? Felicidade é cometer asneiras graças a falta de preparo intelectual para viver em sociedade? Ser feliz é enganar os outros fingindo que correr atrás de uma bola é a "nova forma de inteligência"? Que felicidade é essa? Melhor trancar jovens como ele (que são muuuiiitos!) num internato e educá-los adequadamente para depois colocá-los na sociedade. Pode parecer cruel, mas dar poder a um ignorante, como esse mero jogadorzinho, pode render (como já está rendendo) grandes estragos em nosso cotidiano.

Uma pena jovens sem real valor como Neymar serem super-admirados. Coisa de uma sociedade com baixíssima auto estima e que procura heróis em analfabetos funcionais que nada sabem fazer além de enfiar uma bola em uma rede. Pobre Brasil.

Se os brasileiros continuarem achando que o futebol é a esperança de nosso país, o Brasil nunca vai resolver os problemas e se desenvolver. Nunca.

Até que um dia todos os "patriotas de copa" levem boladas nas suas cabeças. Isso deve servir para despertar e abrir as portas para a ausente maturidade da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...